A 1ª Semana do Farmácia, que começou nesta terça-feira, às 8 horas, no Auditório 19 do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, elegeu como tema central as perspectivas de atuação dos profissionais da área, cujos setores vão desde os cuidados com medicamentos, análises clínicas e toxicológicas até os alimentos nos aspectos social, científico, econômico e tecnológico.

A abertura solene do evento foi feita pelo Padre Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO. Ao saudar os participantes ele falou da importância da Educação. “Os profissionais precisam buscar pelo conhecimento, desenvolver habilidades, dominar a comunicação, saber lidar com as pessoas e prestar a melhor assistência na sua função”, disse. Ele enfatizou que as universidades podem contribuir muito para a formação do acadêmico, “mas é o aluno quem mais deve se interessar pelo seu próprio crescimento”, destacou. O Padre Luigi lembrou, ainda, que o farmacêutico pode atuar em um amplo campo de atividades, que inclui as áreas de Ciências Exatas, Biológicas e da Saúde.

A primeira palestra, nesta terça-feira, foi apresentada por Fabio Cícero de Sá Galetti, que abordou o tema Gargalos, perspectivas e estratégias inovadoras da biotecnologia brasileira para o profissional farmacêutico. Galetti é co-fundador e diretor científico da empresa Farmacore Biotecnologia Ltda, desde 2005. Possui graduação em Farmácia com Habilitação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Metodista de Piracicaba. No periodo de 2001 a 2008 obteve os títulos de Especialista em Farmacologia Clínica, Mestre em Análises Clínicas e Doutor em Bioquímica pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP.

Nesta quarta-feira, às 8h30, o Dr. Moacir Martinez Rubira falou sobre Análises Clínicas: diagnóstico e controle de doenças, e às 10h30, a Dra. Simone Fujii apresentou o tema Atuação do farmacêutico na área de alimentos.

O evento prosseguirá até sexta-feira, dia 22, com a seguinte programação: nesta quinta-feira, dia 21, às 8h30 o Dr. Ralpho Teixeira de Camargo faz uma exposição sobre Toxicologia forense: efeitos e identificação de entorpecentes: na sexta-feira, no encerramento do evento, também às 8h30, o Dr. Fábio Coser Silva enfocará o tema Fitoterápicos: atualidades e novas perspectivas.

Os trabalhos da 1ª Semana de Farmácia contam com a supervisão e acompanhamento da coordenadora da área, a professora Dra. Ana Carolina Lima Frade Gomes.