Uma interessante experiência que demonstra a resistência de materiais, como o macarrão, por exemplo (veja notícia do dia 14 de maio neste site), foi aproveitada pelas TVs Canal 21 e TV Interior e no Jornal Folha da Região.
No dia 23 o assunto atraiu a atenção da editoria de Ciências do Jornal Folha da Região, que publicou matéria sobre o tema. No dia 25, uma entrevista reuniu no programa Cidade Aberta, que pertence àquele Jornal, o professor do Curso de Engenharia Mecatrônica, Cesar Fabiano Fioriti, e o acadêmico do 5º Termo, Zabdiel de Moura.
Na TV Interior, afiliada do SBT, uma excelente reportagem também mostrou a experiência, oportunidade em que o professor César Fabiano Fioriti apresentou novamente os grupos participantes para construírem novas pontes, uma vez que as anteriores haviam sido destruídas nos testes sobre resistência.
Os acadêmicos se organizaram e no dia 26 começaram a fazer a preparação da montagem passo-a-passo, cujas filmagens também foram iniciadas pela equipe de reportagem da TV Interior, com o acompanhamento do professor César e do coordenador do Curso de Mecatrônica, professor Nelson Hitoshi Takiy.
Após a montagem inicial, as pontes foram deixadas no laboratório para a secagem por aproximadamente oito horas. No dia seguinte a equipe do SBT retornou ao UniSALESIANO para colher as imagens do procedimento de carga na ponte e detecção do ponto de ruptura. Na demonstração feita, a ponte de macarrão montada suportou 18,5 kg de peso, até se romper. A reportagem fez de forma criativa uma comparação, exibindo o macarrão sendo preparado em uma panela para consumo e depois em contraposição com a capacidade de resistência que o produto contém.
Participaram, ainda, da reportagem, os professores César Fabiano Fioriti e Nelson Hitoshi Takiy, e alunos, entre eles Zabdiel Moura, que deram depoimentos sobre o assunto.30