A professora Andréia de Alcântara Cerizza, do corpo docente do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, foi aprovada com louvor em sua defesa de mestrado em Desenvolvimento Local, intitulada Governanças no Arranjo Produtivo Local de Birigui. Ela recebeu o título da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, MS.
No trabalho, conhecido pela sigla APL, ela enfatiza a identificação das coordenações existentes no setor de calçados infantis de Birigui, analisando o papel do sindicato empresarial na organização dessas estruturas, verificando se os sistemas estabelecidos favorecem atividades conjuntas dos agentes que podem potencializar o processo de desenvolvimento local.
Segundo a professora Andréia, Birigui iniciou a confecção de sapatos em 1958, com uma empresa fabricando 4.800 pares do produto por ano, com 10 empregados. Hoje são mais de 160 empresas fabricantes de calçados infantis, com uma produção de 62 milhões de calçados por ano e um quadro de pessoal que chega a 18.000 funcionários.
Arranjos Produtivos Locais – APLs, são conjuntos de atores econômicos, políticos e sociais localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.
Ela também considerou muito importante a presença e atuação do Sindicato das Indústrias de Calçado e Vestuário de Birigui, o SINBI, em todo o processo de desenvolvimento. “O sindicato celebra com a comunidade local um modo próprio de co-existir, mantendo um modelo de convivência fundamentado na melhoria da qualidade de vida e representando um exemplo de desenvolvimento para o município”, destacou.