A V Engetec – Semana da Engenharia e Tecnologia, realizada entre 8 e 12 deste mês, a exemplo das edições anteriores também registrou importantes momentos para a vida acadêmica. Além das palestras programadas, todas com apresentadores de renomadas empresas, houve outras atividades que contribuíram para enriquecer o resultado final.
Na quinta-feira, dia 11, por exemplo, a realização de uma mesa-redonda com ex-alunos da Instituição foi um dos grandes marcos da Engetec deste ano. A atividade foi muito interessante porque reuniu acadêmicos já formados que vêm se destacando no mercado em toda a região. Durante quase duas horas eles falaram de suas experiências para os atuais participantes dos cursos.
Segunda a professora Maria Aparecida Teixeira, coordenadora dos cursos da área e uma das responsáveis pelo evento, o curso de Tecnologia e Desenvolvimento de sistemas desponta como o mais tradicional da região. “Pesquisas indicam que mais de 60% do pessoal que atua no mercado de Tecnologia da Informação em toda esta área do Estado é composto por alunos formados nos cursos do UniSALESIANO”, comentou.
Por sua vez, o professor Alexandre Marcelino Silva, que também trabalhou como coordenador na V Engetec, fez um levantamento geral sobre o evento e destacou alguns pontos de extrema importância. Ele elencou as empresas de grande porte, atuantes no mercado mundial, que participaram, citando os casos da Mandriva Conectiva, que é a maior fabricante de sistemas operacionais do Brasil, e a Furukawa Industrial S.A. – Produtos Elétricos, líder mundial na fabricação de fibra óptica e cabeamento para redes.
Ele comentou, ainda, a presença do palestrante da Furukawa, Paulo Lopes Salomão, graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Cabeamento Estruturado, que trabalha como Diretor da Duna Engenharia – Centro de Treinamento daquela organização, é conselheiro do CREA/MG, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil e presidente do IEB – Instituto dos Engenheiros do Brasil. “Este palestrante trouxe para os alunos do UniSALESIANO um laboratório completo de cabeamento estruturado e apresentou projetos com diversas técnicas e processos, inclusive demonstrando fusão de fibra óptica”, disse.
Alexandre lembra, ainda, que a equipe da Mandriva também se destacou com uma exposição sobre a utilização do Mercado Linux no Brasil e no mundo. “Ela fez uma importante demonstração de um conjunto de ferramentas para desenvolvimento de aplicações em ambiente Linux”, completou.
Segundo ele, a tendência é que para o próximo ano a Engetec seja ainda maior que a que acaba de ser realizada. Para tanto, ele e outros profissionais envolvidos já começaram a entrar em contato com outros parceiros com vistas a possibilitar novos conhecimentos e tecnologias para alunos e ex-alunos do UniSALESIANO.