Convênio entre as instituições permitirá o compartilhamento de conteúdos de trabalhos científicos

 

O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba mantém um convênio de cooperação tecnológica com a Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), de Ilha Solteira, através do qual disponibiliza-se a realização de visitas técnicas para os acadêmicos dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Mecatrônica. Graças a este acordo, torna-se possível a produção de trabalhos de iniciação cientifica nos mais diversos segmentos do setor.

A mais recente visita ocorreu no dia 7 de maio, quando foram percorridas as instalações do prédio do Departamento de Engenharia Elétrica, com acompanhamento e colaboração da Prof. Dra. Sueli Mantovani, da Unesp, que mostrou as diversas salas existentes para estudos e pesquisas e apresentou membros do corpo docente daquela instituição.

Em seguida, os acadêmicos visitaram o Campus da Unesp para observação da estrutura funcional do local e dos laboratórios, onde foi possível constatar o grande aparato existente tanto em equipamentos uanto na aplicação de conhecimentos tecnológicos em diversas pesquisas que estão sendo realizadas.

Entre os locais que mais chamaram a atenção dos alunos estava o laboratório de Ultra-Som e Processamento de Sinais, onde são realizados vários experimentos como ensaios destrutivos de materiais e caracterização de sinais de vibrações mecânicas, entre outros. Este laboratório, a propósito, é utilizado pelo ex-aluno de Engenharia de Telecomunicações do UniSALESIANO, Thiago Gualberto, que atualmente cursa Programa de Mestrado na Unesp. Logo depois, foi realizada uma visita à Biblioteca da instituição.

No período da tarde, todo o grupo, liderado pelo professor e engenheiro Getúlio Teruo Tateoki, se reuniu com o Prof. Dr. Nobuo Oki, que, além de avaliar os resultados da visita informou que futuros trabalhos de iniciação científica poderão ter seus conteúdos compartilhados entre a Unesp e o UniSALESIANO.

A viagem terminou com um passeio até a barragem da usina hidroelétrica de Ilha Solteira.