O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu nesta segunda-feira, pela manhã, uma palestra dirigida a todos os acadêmicos e funcionários da Instituição. O apresentador foi o professor universitário Hélio Amorim de Oliveira, presidente da ONG Brasil Eco Planetária e técnico da Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Ele abordou o tema Cidania, meio ambiente e sustentabilidade – Mudar para evitar a catástrofe.
O evento, que ocorreu na Sala do Tribunal do Júri do Curso de Direito, foi aberto pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, que falou sobre a proposta de convidar Amorim para que viesse à Instituição falar sobre este importante assunto. Ao final da palestra ele voltou a se dirigir para os presentes e falou de sua preocupação, durante a construção do Campus do UniSALESIANO, de preservar a maioria das árvores existentes no local, entre as quais jaboticabeiras e aroeiras.
Fez questão, também, de replantar 150 cipestres em toda a área e lembrou que uma grande parte situada nos fundos do Campus já foi transformada em uma reserva, onde há diversas mudas de árvores e plantas. Segundo ele, todo aquele espaço servirá futuramente para um local de convivência entre acadêmicos, funcionários e familiares. Ele disse que trouxe a idéia dos Estados Unidos.
Falou, igualmente, dos cuidados do UniSALESIANO na preparação dos jardins do Campus, com a presença de diversas plantas ornamentais, principalmente a mussaenda, uma espécie nativa bastante vistosa e bonita.
Em sua apresentação, Hélio Amorim de Oliveira destacou que o mundo corre perigo com a devastação das florestas e a diminuição assustadora do número de árvores em todos os lugares, pois a ausência delas contribui largamente para o aumento crescente do aquecimento global. Ele comentou, também, que relatos presentes na Bíblia demonstram que a humanidade já esteve ameaçada de extinção (Gênesis capítulos VII e VIII), quando Noé, guiado por Deus, construiu uma Arca salvando o ser humano e outras espécies. “Chegou agora a nossa vez de construir uma nova ´ Arca de Noé´ e repetir o feito bíblico”, disse.
Falando sobre os inúmeros benefícios que as árvores proporcionam, lembrou que elas, além da redução da poluição atmosférica e a diminuição do efeito estufa, garantem a melhoria do ciclo hidrológico e uma maior regularidade na distribuição das chuvas. “Além disso, haverá também uma maior diversidade e quantidade da fauna e os pássaros embelezarão a natureza proporcionando um espetáculo diferente na vida agitada que nos cerca”, disse. Em um dos momentos, pediu que todos passassem a observar “como é bom estar em uma praça com muitas espécies ou andar por ruas emolduradas por árvores”.
Hélio comentou a realização, pela Brasil Eco Planetária, de uma grande campanha de rearborização, mencionando que o desafio desse trabalho é plantar 150 milhões de árvores até o final de 2009 em todo o país. Além disso, ele citou, também, a promoção de dois megaeventos sobre o tema, a Eco Marcha e o Eco Concerto, em que a organização que preside pretende conscientizar milhares de pessoas sobre o tema.