Primeira palestra abordou o tema Transplante Renal

 

Começou nesta segunda-feira a 5a. Semana de Enfermagem do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba. O evento – que prossegue até a próxima sexta-feira, dia 16, e cujo tema central é Aprendizado de Enfermagem e sua Diversidade – conta com palestras, exposições e estandes de empresas patrocinadoras e participantes.

A abertura oficial foi feita às 8 horas pelo Prof. André Luís Ornellas, Vice-Diretor Geral da Instituição, que falou aos presentes. O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral, não pôde participar pois encontra-se em viagem.

André elogiou a realização da 5a. Semana de Enfermagem, que é um momento importante para a Instituição e para os acadêmicos. Enalteceu o trabalho realizado pelas diversas Ligas da área de Enfermagem e comentou a importância da participação dos alunos nestes grupos de trabalho. Em seguida, convidou seus representantes para que fossem ao palco. Mencionou, também, a Campanha de Medula Óssea, a ser realizada na próxima sexta-feira e sábado, lembrando que esta é uma excelente iniciativa da coordenação do Curso de Enfermagem.

Antes, houve uma apresentação artística a cargo da Orquestra Municipal de Sopros, sob a regência do maestro Cid Frota. Em todos os dias do evento os trabalhos também serão precedidos por exibições artísticas, como o Projeto Guri, Coral da UNA, Balé Adriana Cavalheiro e Orquestra de Câmara Célio Novaes.

A primeira palestra apresentada versou sobre o tema Transplante Renal, ministrada por Edmar Junior Sgotti, enfermeiro responsável pelo setor de transplantes renais do Hospital São Paulo, da Universidade Federal de São Paulo.

Outras palestras serão apresentadas por especialistas em suas respectivas áreas de atividades entre esta terça e sexta-feira. Além do tema desenvolvido na abertura, os demais são os seguintes: atendimento de emergência ao paciente grave; direitos do paciente enquanto consumidor e direitos do profissional de saúde enquanto prestador de serviços; mercado de trabalho: possibilidades de atuação do enfermeiro; programa de saúde da família: desafios para a equipe multiprofissional; atualização de vacinas; e atuação do enfermeiro no transplante de medula óssea.