Um das propostas da filosofia de ensino do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba é promover palestras para a comunidade acadêmica, a cargo de especialistas sobre vários assuntos. O objetivo deste trabalho é proporcionar aos alunos aprendizados que possam ajudá-los na sua formação profissional geral.

Um destes momentos ocorreu no dia 24 de abril, no Campus da Instituição, quando foi realizada uma palestra para os acadêmicos do 7º termo do Curso de Fisioterapia sobre o tema Segurança do Trabalho, com a presença do técnico em segurança do trabalho, Rodrigo da Silva Martins. Ele é formado em Administração com Ênfase em Comércio Exterior, fez curso técnico na área de Segurança do Trabalho e leciona no Instituto Educacional de Araçatuba (IEA), onde ministra aulas nas disciplinas de Segurança do Trabalho e Desenho Técnico.

Na oportunidade foram abordados assuntos que dizem respeito à prevenção de possíveis acidentes e lesões no trabalho Segundo a professora Cíntia Sabino Lavorato Mendonça, coordenadora da atividade, a palestra indicou como zelar pela saúde e integridade física do trabalhador, reduzindo os riscos de ocorrência destes acontecimentos.

Silva Martins destacou que há necessidade de fazer uma análise do local de trabalho para antecipar possíveis riscos ergonômicos, químicos ou biológicos. “Para que esses riscos sejam identificados são verificados os materiais utilizados, se há uso de produtos químicos e quais são os movimentos realizados que possam provocá-los”, comentou.

Foi ressaltada também a importância do fisioterapeuta na equipe multidisciplinar que, através da cinesioterapia laboral, atua para impedir ou minimizar a instalação de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Esta ação funciona com uma medida de controle, através da análise de posturas inadequadas, mobiliário impróprio, ritmos excessivos, jornadas prolongadas e repetitividade no trabalho, situações estas que representam riscos potenciais aos quais o trabalhador está exposto.

O palestrante lembra que, infelizmente, tais acidentes podem ocorrer. “Entretanto, a adoção de medidas que dificultam essa situação é primordial para zelar pela integridade física do empregado”, concluiu.