Palestrante formou-se no Ensino Superior das Faculdades Católicas Salesianas

 

O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu nesta segunda-feira, às 19h30, a Aula Magna de seu Curso de Ciências Contábeis.

O palestrante da noite foi o Secretário Executivo e Ministro em exercício do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, que falou sobre o temaPanorama e Perspectiva da Previdência Social no Brasil. Ele teve sua formação no Ensino Superior em Ciências Contábeis pelas Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba.

O evento teve início com uma apresentação artística a cargo da Orquestra Municipal de Sopros. A abertura oficial foi feita pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição.

Ele comentou a importância do Curso de Ciências Contábeis, implantado em 1974, citando-o como o mais antigo na área de Ensino Superior, desde os tempos das Faculdades de Ciências Contábeis e Atuariais da Alta Noroeste (FACCA) e das Faculdades Católicas Salesianas. Fez alusão à qualidade do curso, que acaba de formar novos profissionais, um dos quais, Adriano Marcos Campos de Paula, foi convidado para ministrar aulas na Fundação Educacional de Penápolis (Funep). Depois, elogiou a organização do evento, saudou o Ministro em Exercício da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, e falou da importância do tema a ser abordado a seguir.

Durante sua exposição, Gabas fez um estudo evolutivo desde o início da Previdência Social até o presente momento, colocando como ponto central dos debates a transição da administração do setor do governo anterior para o atual. Ele destacou que a situação deficitária apontada pela mídia não existia, pois uma nova classificação contábil destinou os gastos aos seus respectivos lugares, tornando as contas do cenário atual superavitárias.

Segundo o palestrante, o governo atual investiu na apuração de fraudes e no combate à sonegação, dados que podem ser acompanhados pela população com as notícias constantes dando conta da detenção de infratores. Quanto à unificação da Previdência à Receita federal, Gabas afirmou que tal necessidade se deu pelo aumento produtivo da fiscalização, o que tornou possível a compensação entre os dois segmentos. Ele encerrou a Aula Magna enaltecendo a ética na profissão do contabilista e reafirmando a contribuição do curso junto à sociedade.

Carlos Eduardo Gabas nasceu em 1965 em Araçatuba. Ele é Bacharel em Ciências Contábeis pelas Faculdades Católicas Salesianas de Araçatuba e Pós-Graduado em Gestão de Sistemas de Seguridade Social pela Universidade Federal Alcalá de Henares, de Madri, na Espanha. Foi bancário e professor do Colégio Salesiano em Araçatuba.

É funcionário de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tendo ingressado no Serviço Público Federal através de concurso público realizado em março de 1985, no cargo de Agente Administrativo do Ex-IAPAS. Realizou diversos cursos de especialização em Gestão de Qualidade, com foco no atendimento do serviço público, pela ENAP e FGV. Foi consultor e avaliador do Programa de Qualidade do Governo Federal em 2001 e 2002, ano em que assumiu a Coordenação de Qualidade do Projeto Novo Modelo de Gestão do INSS.

Em janeiro de 2003, a convite do então Ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, assumiu o comando da Superintendência Estadual do INSS em São Paulo, cargo que ocupou até julho de 2005, quando foi nomeado para a Secretaria Executiva do Ministério da Previdência Social (MPS).

Participou da discussão e elaboração de vários Projetos de Lei, entre os quais se destacam o Nexo Técnico Epidemiológico, que trata da inversão do ônus da prova nos casos de acidentes do trabalho e doenças profissionais, e a proposta da transformação da Secretaria de Previdência Complementar na atual Superintendência de Previdência Complementar (Previc), autarquia vinculada ao MPS, com o objetivo de fortalecer o Regime Complementar e garantir o pagamento dos benefícios para os trabalhadores contribuintes.

Entre maio de 2004 e março de 2008 participou de vários eventos representando o Brasil na qualidade de Presidente da Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS), organismo internacional de caráter técnico e especializado, que tem como finalidade promover o bem-estar econômico e social dos países ibero-americanos e demais ações que se vinculam pelos idiomas espanhol e português mediante acordos, intercâmbios e aproveitamento de experiências mútuas na área.