Palestrante diz que país precisará de 100.000 profissionais para o setor até 2010
O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou nesta terça-feira, à noite, a Aula Inaugural dos Cursos de Engenharia da Computação, Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduação em Informática do calendário acadêmico de 2008.
A palestra, que abordou o tema Tecnologia de informação: Tendências e Oportunidades, foi ministrada pelo professor Dr. José Fernando Mantovani Micali.
Ele é Doutor e Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, presidente da TNT Technology, ex-mantenedor, chefe de departamento e coordenador de Pesquisa e Extensão da Unilins, professor de Graduação e Pós-Graduação nas FIO, com atuação docente há mais de 15 anos.
Mantovani Micali, que foi pesquisador do Laboratório de Mecânica Computacional da USP por uma década, cursa atualmente MBA em Gestão Universitária e é professor universitário há mais de 15 anos. Além disso, é autor de livros, dentre os quais a obra Conceitos e Ferramentas para a Criação de Ambientes de Colaboração em Gestão de Projeto, e escreve artigos para periódicos e revistas científicas. Ele trabalha há mais 10 anos com Tecnologia da Informação e atualmente desenvolve pesquisas para prospecção de negócios na área de TI, tecnologia Java e Gerência de Projetos.
Em sua palestra, ele defendeu que um profissional para ser bem sucedido em sua área de trabalho depende das tendências de mercado e de como direcionar investimentos e recursos. “O sucesso pessoal também está implicitamente relacionado a esses fatores”, comentou. Assim, a palestra apresentou uma visão das tendências na área de Tecnologia de Informação baseada em fatores científicos, tecnológicos, sociais e econômicos, proporcionando aos participantes conhecimentos para traçar uma carreira de sucesso.
Um dos pontos que mais chamaram a atenção da platéia foi quando anunciou que o Brasil tem como meta exportar R$ 5 bilhões até 2010, mas que para atingir este resultado o país terá o grande desafio de formar 100.000 profissionais de Tecnologia da Informação com boa qualificação até aquela data.
Clique aqui para ler mais sobre a síntese da palestra do professor Dr. José Fernando Mantovani Micali.