Evento prossegue neste sábado com a aplicação de novos módulos de estudos

 

O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba sediou nesta sexta-feira, às 8 horas, o primeiro dia do Seminário Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional Visando o Desenvolvimento Sustentável. O evento, desenvolvido na Igreja Universitária, está sendo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) e reuniu cerca de 120 pessoas. Desse total, 25 são professores da instituição ou doutorandos em diversas áreas de estudo.

O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, participou da solenidade de abertura. Ele elogiou a iniciativa para a realização do seminário, saudou os participantes e colocou a instituição à disposição para este e os próximos trabalhos do setor.

As três primeiras atividades eram palestras, a primeira organizada pelo UniSALESIANO sobre o tema Energia Alternativa, a cargo do professor Odilon Caldeira Filho. A segunda contou com a presença do coordenador do Projeto PIR (Planejamento Integrado de Recursos Energéticos) Dr. Miguel Edgar Morales Udaeta, que abordou o tema Projeto FAPESP. Na terceira, o presidente da Coperhidro, Carlos Antonio Farias de Souza, falou sobre a Importância do Profissional Tecnólogo na Produção de Energia Renovável na Região.

A seguir, ainda como parte da programação de atividades da sexta-feira, foram aplicados diversos módulos, cada qual tratando de um tema específico. Assim, foram apresentados e discutidos tópicos como Paradigma de Desenvolvimento Econômico, Humano e Sustentabilidade; Tecnologias Energéticas: Produção, Transporte e Uso Final; Incorporação e Mensuração dos Impactos Sócio-Ambientais e Político-Culturais; Cálculos Completos de Potenciais Energéticos dos Lados da Oferta e da Demanda.

Os trabalhos prosseguem neste sábado com a aplicação de outros módulos, como Negócios e Investimentos em Recursos Energéticos para o PIR; Carteiras Integradas de Recursos Energéticos / Cenários Energéticos; e Elementos de Geoenergia Cartográfica no PIR da Região Administrativa de Araçatuba. Haverá, também, espaço para conhecimento da Dinâmica de Avaliação dos Custos Completos com os envolvidos e interessados.