Quatro alunos do Curso de Engenharia Mecatrônica do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba acabam de retornar do exterior onde participaram de treinamentos na área.

Paulo Afonso Santos Junior, acadêmico do 4º ano, participou de um programa de treinamento na fábrica da própria companhia Nestlé no Japão, na cidade de Shimada, para conhecer a linha de produção da empresa, onde permaneceu por 15 dias. Após esse período ele seguiu para a Alemanha para um novo período de treinamento de 21 dias em uma empresa fornecedora de equipamentos para a Nestlé. Naquele país ele juntou-se aos outros três alunos, Renato Bergamo, do 3º ano; Roberto Coradine Junior, do 1º ano; e Hilton Alonge Filho, que concluiu o curso no UniSALESIANO no final de 2008.

A permanência na Alemanha serviu para que todos aprendessem a conhecer e dominar equipamentos que virão para a fábrica da Nestlé, em Araçatuba, onde serão instalados. O acadêmico Hilton Alonge Filho já havia participado, anteriormente, como estagiário, de cursos semelhantes realizados no México, Suíça, França e na própria Alemanha. Hoje, os quatro são funcionários contratados da Nestlé Brasil.

Paulo Afonso Santos Jr. trabalhou no treinamento realizado no Japão com a metodologia Kaizen e 5S. Este recurso significa uma filosofia de ação e uma maneira de organizar e gerenciar o espaço de trabalho com o propósito de melhorar a eficiência através da eliminação de materiais não mais usados. Com a adoção do sistema é possível melhorar o fluxo de trabalho e tornar mais brandos os processos que se mostram desnecessários. Com isso é possível perceber, também, que este tipo de disciplina no trabalho influi diretamente na obtenção da alta qualidade da linha de produção da Nestlé.

Os acadêmicos manifestaram a satisfação por participar de todo o processo e citaram como dificuldades durante o treinamento o não domínio da língua inglesa e a alimentação dos países visitados, bem diferente da brasileira. Durante a viagem à Alemanha os acadêmicos conheceram a residência onde viveu o papa Bento XVI, que fica próxima a Munique, e visitaram também a cidade de Praga, na República Checa.

Graças à experiência vivenciada, Paulo, Renato e Roberto deixaram uma mensagem aos colegas acadêmicos e futuros alunos de engenharia, no sentido de que nunca desistam do curso, que sempre procurem o quanto antes estágios na área, sempre persistir na obtenção de novos conhecimentos e nunca esperar a formação para só então buscar colocação profissional.

Segundo o professor Nelson Hitoshi Takiy, coordenador do curso, a Nestlé Brasil tem vagas para auxiliares de produção, mas para ocupá-las a empresa prefere que sejam alunos dos cursos de Engenharia Mecatrônica. “Estamos recebendo muitas ligações de diversas empresas situadas num raio de 500 quilômetros, solicitando o envio de curriculos de alunos formandos para atuarem como engenheiros de telecomunicações e mecatrônicos”, comentou ele.