A docente dos cursos de Nutrição e Educação Física do UniSALESIANO, Daniela Navarro D’Almeida Bernardo, defendeu sua tese de Doutorado no dia 30 de janeiro, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).
Com o título “Efeitos do tratamento crônico com apocinina e do exercício resistido na disfunção endotelial de ratos espontaneamente hipertensos”, a pesquisa teve como principal a objetivo analisar os efeitos do tratamento crônico com o antioxidante apocinina e do exercício resistido frente às respostas da pressão arterial, frequência cardíaca e drogas pressoras e hipotensoras em ratos espontaneamente hipertensos.
Segundo Daniela, os ratos foram divididos em quatro grupos experimentais: o de controle (ratos espontaneamente hipertensos – SHR TB), o SHR TB tratado com o antioxidante apocinina, o grupo realizando o treinamento resistido e o tratado e treinado.
Além disso, foram realizadas a verificação da pressão arterial, frequência cardíaca, respostas de drogas pressoras e hipotensoras, expressão de enzimas e quantificação de estresse oxidante em todos os grupos.
“Após essa divisão os resultados entre eles foram comparados a fim de analisar os efeitos na disfunção endotelial”, esclareceu Daniela.
A banca foi composta pela orientadora Profª. Dra. Patrícia Maria de Moraes Barros Fucs (FCMSCSP) e pelos doutores: Vera Lúcia dos Santos Alves, Carlos Alberto Malheiros e Diego Galace de Freitas da FCMSCSP, e Rossana Abud Cabrera Rosa e Juliane Cristina Trevisan Sanches do UniSALESIANO.
Em seus agradecimentos na tese, Daniela destacou a dedicatória escrita a Instituição que atua. “Ao UniSALESIANO de Araçatuba, minha segunda casa, a qual tive todo apoio e respaldo para o desenvolvimento desta pesquisa, ao Reitor Padre Luigi Favero e Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico, André Luís Ornellas, muito obrigada pela colaboração”.
Também estendeu seus agradecimentos à coordenadora de Nutrição do UniSALESIANO.
“ À Ariadine Pires, pela compreensão das dificuldades no desenvolvimento desse trabalho em associação à docência”, concluiu.