A Liga Acadêmica de Combate ao Câncer, criada pelo Curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, está desenvolvendo junto às escolas da rede pública e particular uma série de palestras. O trabalho tem por objetivo conscientizar a população sobre os efeitos nocivos do tabaco e suas graves conseqüências para a saúde.
O Projeto intitulado Gamil – Anti-tabagismo nas Escolas deseja atingir principalmente uma grande parcela de estudantes, os quais podem depois levar os ensinamentos para casa e para o convívio com os amigos, transmitindo a eles as informações recebidas. Os trabalhos são realizados por acadêmicos de Enfermagem, integrantes da Liga Acadêmica de Combate ao Câncer (LACCAU), sob a orientação do coordenador do setor, Prof. Dr. Antonio Henrique Poletto, e da Profª. Karina Guerra.
Estima-se que no Brasil cerca de duzentas mil mortes por ano sejam decorrentes da prática do tabagismo. Assim, os fumantes têm maiores chances de desenvolver câncer de pulmão, sofrer infartos, apresentar bronquite crônica, enfisema pulmonar e derrame cerebral e principalmente ter a doença espalhada por variados órgãos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma doença crônica com epidemia generalizada e como tal precisa ser combatido.
Por sua vez, o Ministério da Saúde afirma que as campanhas de orientação sobre os males decorrentes do tabaco contribuem para provocar a diminuição dos índices de tabagistas ativos.