O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba vai realizar entre 17 e 20 de setembro a 4ª. Campanha de Prevenção da Hipertensão Arterial.
Os locais escolhidos para os trabalhos deste ano serão o Terminal Rodoviário Central, nos dias 17 e 18, e o Calçadão da Marechal, em 19 e 20 de setembro. O período de atendimento será das 8h às 12h.
A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é a elevação da pressão do sangue dentro das artérias para níveis acima dos valores normais. O seu aumento pode causar lesões em diferentes órgãos do corpo humano como o cérebro, coração, rins, fígado e olhos. A hipertensão é uma doença perigosa e, na maioria dos casos, a pessoa não sabe que tem o mal. Entretanto, uma vez diagnosticada pode ser controlada através de tratamento médico específico.
O desenvolvimento de diferentes atividades diárias e a modificação de hábitos individuais podem promover alterações corporais e implicar adaptações orgânicas que devem atender às necessidades de um melhor estado físico da pessoa.
O conhecimento dos fatores intrínsecos e extrínsecos que podem interferir no processo de vida do indivíduo, pelo profissional da saúde, contribui de maneira importante para o adequado atendimento do paciente, melhorando sua condição orgânica e preservando a sua saúde.
Segundo a professora Rossana Abud Cabrera Rosa, que trabalhará na coordenação da IV Semana de Prevenção da Hipertensão Arterial, a habilitação do acadêmico da área da saúde no atendimento profissional é de extrema importância para a geração de agentes multiplicadores e distribuição do conhecimento na sociedade. “O papel da Universidade é de extrema importância para contribuir com esse processo de formação, pois é através dela que será criado o canal de comunicação entre a sociedade e o profissional que se tornará apto para o atendimento das necessidades de saúde da população”, comentou.
Ela destacou que o objetivo da campanha é estabelecer o conhecimento das condições de saúde dos cidadãos, oferecer serviços de extensão das habilidades acadêmicas do UniSALESIANO à comunidade de Araçatuba e prestar informações e orientações sobre a hipertensão arterial. Rossana lembra, ainda, que o evento contribui para diminuir a barreira existente entre o profissional e o paciente, o que possibilita manter uma relação de confiança e atingir o objetivo de promover a saúde do indivíduo.
“A realização dessa atividade visa ao diálogo entre as áreas da saúde, de forma a colaborar para uma formação profissional mais generalista e competente”, concluiu.