Cerca de 90 alunos do 1º termo do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO participaram de um projeto criado pela coordenação da área com o objetivo de desenvolver ações de cidadania junto a escolas públicas e particulares de Araçatuba e região e em entidades assistenciais, beneficentes e religiosas.
O trabalho, realizado em abril e nas três primeiras semanas de maio, consistia na visitação às instituições educacionais e na realização de atividades de conscientização dos estudantes daquelas escolas sobre vários assuntos.
Assim, cinco grupos foram montados, com pelo menos 8 acadêmicos em cada um. Cada um deles tratava de um assunto, como água, lixo, esgoto, solo e ar atmosférico. A idéia era montar um sistema de atendimento que permitia aos alunos das redes públicas e particulares e representantes das demais instituições envolvidas serem também participantes ativos da ação, apresentando sugestões e tomando decisões que pudessem contribuír para obter o melhor resultado possível na comunicação.
O projeto, de Extensão à Comunidade, foi dirigido a um público que ia de alunos do ensino infantil até o supletivo. O enfoque maior era dado para as preocupações com a Educação Ambiental, sempre com a perspectiva de conscientizar os estudantes e motivá-los para que, depois, prosseguissem desenvolvendo o projeto na forma de voluntários e junto a outros públicos.
“Estas ações são muitos importantes, não só para o desenvolvimento do trabalho curricular como também para transmitir aos acadêmicos conceitos de cidadania”, comentou a Profa. Gislene Marcelino, docente da disciplina Saúde Ambiental, do Curso de Enfermagem. Segundo ela, as ações aplicadas vêm ao encontro da missão do UniSALESIANO, que é a de formar profissionais com capacidade técnica e com uma sensibilidade social que seja utilizada em benefício da sociedade.
Alunos do UniSALESIANO e membros de instituições atendidas em projeto de cidadania sobre educação ambiental