Muitos são os recursos utilizados para permitir aos acadêmicos a possibilidade de ampliar horizontes para a obtenção de conhecimentos, não só aqueles inerentes à sua formação como também os voltados à cultura de um modo geral. Assim, uma série diversificada de ações pode contribuir decisivamente para que o aprendizado ocorra com elevados níveis de informações.
As visitas orientadas, experiências, pesquisas e muitas outras formas e estratégias para gerar ensino, por exemplo, são fontes importantes para a observação e coleta de dados. Entretanto, um dos meios mais programados por coordenadores e professores para atingir os objetivos educacionais a que se propõem são as palestras realizadas com temas específicos voltados para as diversas áreas de ensino. Isso ocorre porque é através delas que os acadêmicos têm a oportunidade de manter contato direto com especialistas em assuntos que dizem respeito às suas áreas de formação. Nestas oportunidades é possível ampliar conhecimentos, dirimir dúvidas e trocar idéias com os profissionais convidados que apresentam os trabalhos.
Um destes casos é o que ocorreu, por exemplo, no dia 9 de abril, quando alunos do 5º termo do Curso de Fisioterapia, das turmas A e D, tiveram a oportunidade de receber o Dr. Marcio Coutinho da Silveira, médico cardiologista, que conta com uma grande experiência de trabalho em sua área.
A convite da coordenação do curso, e com o acompanhamento das professoras Graziele Gelmi Simões e Cristina Cardoso Parra, ele apresentou uma interessante palestra sobre o tema Estratificação de Risco Cardiovascular. Em cerca de uma hora e meia apresentou e discutiu de maneira criativa com os acadêmicos assuntos importantes como colesterol, obesidade, hipertensão arterial, diabetes e sedentarismo, que estão presentes no cotidiano das pessoas e representam sérios perigos à saúde.
A interação entre o apresentador e a platéia foi impressionante, uma vez que o expositor teve a habilidade de deixar os acadêmicos totalmente à vontade. Motivados pela postura elegante do Dr. Coutinho, os alunos não perderam a chance de fazer perguntas, aproveitando a oportunidade para aprofundar seus conhecimentos sobre os temas colocados.
O resultado foi a conquista e consolidação de novos aprendizados obtidos junto a quem domina completamente o assunto, em benefício daqueles que precisam destas informações não só para a sua formação profissional, mas também para utilizá-las em trabalhos sociais, como é o caso da atuação dos acadêmicos do UniSALESIANO em eventos públicos. Nestas ocasiões, eles próprios montam e realizam palestras, apresentam e discutem temas de interesse de todos e prestam orientações às pessoas ajudando-as a buscar e garantir uma melhor qualidade de vida.