As Indústrias Nestlé, de Araçatuba, iniciaram nesta segunda-feira a Semana de Qualidade de Vida. O evento prosseguirá até o dia 27 e tem por objetivo realizar atividades que contribuam para prevenir doenças em seus trabalhadores e proporcionar uma melhor saúde para todos.

A empresa convidou o Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO para participar. Por isso, os coordenadores dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Mecatrônica, representando a área tecnológica, e dos programas de Fisioterapia e Enfermagem, pela área da saúde, se organizaram para atuar em todos os dias de realização do acontecimento.

A supervisão geral dos trabalhos está sendo feita pelo Prof. André Luís Ornellas, auxiliado pelos coordenadores Nelson Hitoshi Takiy, Carla Komatsu Machado e Cláudia Cyrillo. Além disso, também atuam no apoio os professores Francisco Antonio de Sousa, Nayara Zago Bassetto, Lucilena de Lima e Karina Mitiko Toma, que acompanham todos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos de Engenharias, Tecnologia, Enfermagem e Fisioterapia.

Os alunos encaminhados à Nestlé dividem-se em dois turnos de trabalho. O primeiro vai das 9h às 15h e o segundo começa às 15h e termina às 22h. Todos os participantes recebem no local almoço e jantar, além do uniforme específico do evento.

Durante esta semana todos os colaboradores da empresa deverão passar pelos estandes montados junto às suas instalações. Eles serão submetidos a exames de glicemia, colesterol e aferição de pressão arterial, aplicados por acadêmicos de Enfermagem, e de índice de massa corpórea e massoterapia, desenvolvidos por alunos da Fisioterapia. Porém, os funcionários também receberão vacinação contra a gripe e orientações sobre atividades físicas e formas de alimentação saudável.

“É uma atividade de extrema importância que a Nestlé realiza por disponibilizar para seus trabalhadores a oportunidade de realizarem, dentro do seu horário de trabalho, um check-up geral para se prevenirem de diversos males que atingem a sociedade moderna, recebendo orientações para um pronto combate a qualquer doença que porventura surja”, comentou o Prof. Nelson Hitoshi Takiy.

É sabido que inúmeras pessoas sofrem de problemas insolúveis por falta de prevenção e isso pode estar relacionado, em muitos casos, à falta de tempo e de recursos financeiros para a realização de exames periódicos.

Segundo os organizadores do evento, a Nestlé pretende armazenar as informações gerais dos indivíduos analisados coletadas pelos acadêmicos do UniSALESIANO e, além do acompanhamento, traçar a cada ano um perfil da evolução qualitativa da prevenção realizada.

“Estas atividades, que são desenvolvidas envolvendo a comunidade estudantil, são de grande importância pois criam a oportunidade de observação de experiências fora do ambiente acadêmico”, comentou o coordenador. “É através desta ação que os alunos passam a conhecer questões ligadas à responsabilidade social, fortalecem o trabalho em equipe e vivenciam novos e produtivos relacionamentos”, concluiu.