Os estágios supervisionados iniciados em fevereiro pelo curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO já estão sendo realizados também no Hospital Neurológico Ritinha Prates. Os acadêmicos estão vivenciando na prática de clínica os atendimentos fisioterápicos nas áreas de neurologia infantil, respiratória e motora.
O hospital abriga 60 pacientes com lesões neurológicas graves, necessitando de acompanhamento constante de uma equipe multidisciplinar composta de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, fonoaudiólogos e farmacêuticos. Através do estágio, os alunos podem trocar informações com aqueles profissionais, numa relação harmoniosa em que todos trabalham com um objetivo comum: o paciente.
Atualmente estão sendo atendidos 26 pacientes na fisioterapia motora e respiratória, número de pessoas que pode aumentar de acordo com a prescrição médica de fisioterapia.
Os alunos serão avaliados nas questões práticas e científicas, desempenho das técnicas fisioterápicas, iniciativa, comportamento e ética profissional. O objetivo é buscar e garantir o aperfeiçoamento profissional e humano dos acadêmicos.
Cada turma de estágio permanece no campo definido num período de cinco semanas e depois segue para outra área pré-determinada. O aluno que conclui este campo de estágio está apto para avaliar o paciente neurológico, traçar objetivos a serem alcançados com o paciente e indicar condutas de tratamento.