A Prefeitura Municipal de Araçatuba realiza nesta sexta-feira e sábado, das 9h às 12h, na Praça Rui Barbosa, o Dia Municipal de Mobilização Comunitária Contra a Dengue. O objetivo do evento é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de combater a dengue, uma doença que vem crescendo no município e na região de forma preocupante.
Como havia previsão para receber um público numeroso, a comissão organizadora do projeto montou uma programação de atividades que inclui apresentação de música, teatro, paródias, danças, exposições, gincanas, jogos de entretenimento, pescaria dos criadouros da dengue, visitação à “Casinha do Zé Limpinho” e distribuição de brindes.
O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO foi convidado a participar. Assim, alunos do Curso de Enfermagem, mantido pela Instituição, atuaram nesta sexta-feira junto aos funcionários do Núcleo de Educação em Saúde, da Vigilância Sanitária, prestando orientação às pessoas e aferindo a pressão arterial.
Gislene Marcelino, enfermeira do corpo docente do UniSALESIANO e uma das responsáveis pelo evento, destacou que a participação dos mais diversos segmentos da sociedade nestas ações é importante para socializar as informações a respeito do tema. “Isso contribui para a construção e afirmação da cidadania”, disse. Para ela, todos deveriam pensar um pouco mais sobre os problemas que a dengue causa e atentar para a importância da eliminação dos criadouros.
Cláudia Cyrillo, coordenadora da área, lembra que a cidade e a região vivem um momento muito crítico em relação à dengue. “Isso exige uma postura firme e decidida de todos, no sentido de que o mosquito seja efetivamente combatido”, declarou.