O Curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, através da disciplina de Educação em Saúde, vem desenvolvendo uma série de ações em benefício de diversos segmentos do público. Trata-se de projetos que foram elaborados durante as atividades acadêmicas, sob orientação da Profa. Gislene Marcelino.
O trabalho consiste na formação de cinco grupos em cada turma, sendo que cada uma delas fica responsável pelo desenvolvimento de um tema. Os assuntos elencados pela coordenação e pela docente foram os seguintes: Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Adulto e Saúde do Idoso.
Para montar o conteúdo do trabalho os alunos devem levantar o que é mais prioritário dentro dos temas escolhidos. Em Saúde da Criança, por exemplo, foram destacados a violência contra crianças, o rotavírus e a obesidade infantil.
O grupo encarregado das atividades previstas em Saúde do Adolescente pesquisou o uso e abuso de drogas, a prevenção da DST/AIDs e a gravidez na adolescência. Da mesma forma, a equipe de Saúde da Mulher indicou a prevenção do câncer de mama.
Para os membros do grupo de Saúde do Adulto os assuntos foram a prevenção da diabetes, a hipertensão arterial e o sedentarismo. Já para a equipe que cuidava da Saúde do Idoso os trabalhos giravam em torno da prevenção da osteoporose, qualidade de vida, auto-estima, alimentação e estimulo à prática de atividades físicas.
A iniciativa de levantar os problemas e indicar caminhos para uma atuação em benefício dos públicos determinados partiu dos próprios alunos. Eles também foram os responsáveis pela escolha dos locais prioritários para desenvolverem o trabalho, indicando as seguintes instituições: Lar da Velhice, Unidades Básicas de Saúde, Escolas Municipais, Estaduais e particulares e Centros Comunitários. O grupo também sugeriu a inclusão de uma empresa, recaindo a escolha sobre a Coopbanc.
Em todos os locais onde aplicaram o projeto os grupos tinham como objetivo sensibilizar as pessoas sobre os cuidados com a saúde.
A Profa. Gislene Marcelino, docente do UniSALESIANO que ministra as aulas da disciplina Educação em Saúde, destaca que hoje o mercado de trabalho exige um profissional que atue não só na perspectiva da cura de doenças, mas principalmente que ele tenha uma visão clara sobre a prevenção dos males, agindo para promover a saúde.
Segundo ela, um dos aspectos mais importantes neste trabalho é que acima de tudo o acadêmico deve ser um educador. Ela lembra que isso vem ao encontro da missão do UniSALESIANO, que forma pessoas com habilidades técnicas e científicas e que as orienta para que também tenham este compromisso com a realidade social. Assim, aquilo que o aluno transmite como orientação deve se transformar em uma responsabilidade para a pessoa atendida, que passará a adotar os ensinamentos e os praticará no seu dia-a-dia.
Ao todo, são 20 grupos de alunos do 6º termo de Enfermagem, perfazendo 5 equipes em cada turma. Cada grupamento pode conter entre 7 e 10 acadêmicos. A previsão da docente é que mais de 1.500 pessoas já foram atendidas durante todo o ano, recebendo as informações e orientações sobre cuidados com a saúde.
Gislene explica que a idéia vai além, procurando formar multiplicadores que automaticamente se tornarão agentes do processo. A ação será adotada também pela disciplina com as novas turmas que vão iniciando o Curso de Enfermagem.
“No começo os alunos apresentam alguma resistência em participar e desenvolver o trabalho. Com o passar do tempo e com as experiências verificadas eles pegam gosto pela prática”, comenta a docente.
Para ela, contribuem para a adesão ao projeto as apresentações dos trabalhos em sala de aula, cujos resultados sensibilizam os demais colegas e proporcionam uma troca de experiências. Além disso, eles reconhecem a importância da realização de ações como estas e assumem a proposta inicial que, acima de tudo, visa a transformá-los em educadores. “Isso é importante para o aluno, para a instituição e para a sociedade, lembrando que hoje para atuar o enfermeiro deve ter este perfil e este tipo de formação”, conclui.