O aluno Tiago Contador Lotto, do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba foi um dos vencedores do concurso de redação Santos Dumont e o Centenário do Vôo do 14-Bis, promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério de Educação (MEC), pela Comissão Interministerial do centenário do vôo do 14-Bis e pela Folha Dirigida.

A redação do universitário fará parte de um livro que será publicado ainda neste ano pela Folha Dirigida, juntamente com outros 49 textos. Os organizadores do concurso receberam 36.247 trabalhos.

O concurso teve como principal objetivo comemorar os 100 anos do lendário experimento feito em Paris, na França. O vôo foi realizado em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle. Por causa da tentativa, Dumont acabou entrando para a história como o Pai da Aviação.

“Fiquei sabendo do concurso pela internet e enviei o texto por e-mail no último dia das inscrições, após uma rápida pesquisa sobre Santos Dumont”, comentou Lotto, que é graduado em Comunicação Social (Jornalismo) e escolheu o UniSALESIANO para fazer seu segundo Curso Superior.

O resultado das 100 redações pré-selecionadas foi publicado no dia 14 de setembro e pode ser acessado pelo site www.folhadirigida.com.br. No dia 26 passado saiu a lista dos 50 vencedores que terão as redações publicadas em livro. “Fico feliz, pois vou guardar para meus filhos e netos uma lembrança de meu trabalho. Adoro escrever, faço isso diariamente”, comentou.

Tiago Lotto explicou que como se trata de um concurso para universitários, participou representando o UniSALESIANO de Araçatuba. “Achei que os organizadores do concurso não iriam selecionar o meu texto porque fiz um paralelo sobre a derrota do Brasil para a França na última Copa do Mundo de Futebol, abordando também outras invenções de Santos Dumont como o relógio de pulso e o terno risca-de-giz”, destacou o premiado.

O jornalista lembrou que a experiência de passar um ano na França (2001-2002) o inspirou. “Morei em Paris, porém não visitei o local onde aconteceu o primeiro vôo com o 14-Bis. Lá eles gostam muito de Santos Dumont, já que seus avós eram franceses. O carinho com o brasileiro é enorme e falar sobre ele e sobre o Brasil foram momentos bons. Essa nostalgia me inspirou para fazer a redação e foi muito bom conseguir ficar entre os vencedores”, comentou Lotto.

Tiago Lotto é assessor de imprensa da Câmara Municipal de Birigüi, que na nesta segunda-feira presta uma homenagem a ele, quando receberá uma Moção de Congratulações daquela Casa de Leis.

Em data a ser marcada, ele irá até Brasília para o lançamento do livro.