O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO promoveu nesta quarta-feira, pela manhã, em seu novo Campus, uma reunião com empresários de Araçatuba e de Birigüi. O objetivo do encontro era trocar idéias para a formatação final de dois eventos que serão realizados pela Instituição nos dias 27, 28 e 29 próximos.

 Naquelas datas serão promovidos o Seminário Bioenergia: Perspectivas para o Oeste Paulista e o I Congresso UniSALESIANO de Desenvolvimento Regional.

 Os convidados foram recebidos pelo Diretor Geral, Pe. Luigi Favero, pelo Vice-Diretor, Prof. André Luís Ornellas, e pelo coordenador dos cursos de Administração Sócio-Ambiental e Turismo, Rodolfo Abud Cabrera. A idéia de realizar o seminário e o congresso partiu do Pe. Luigi, que durante sua última visita à Itália tomou conhecimento de um acontecimento que serviu de molde para os que serão aplicados em Araçatuba, com o objetivo difundir o potencial das empresas e a demanda por profissionais capacitados para operar os novos desafios que vão surgir no mercado industrial, comercial e de serviços.

 O Pe. Luigi Favero disse que desde que chegou a Araçatuba percebeu que a região conta com gente de valor e que acredita que haverá crescimento econômico com um futuro muito promissor. “A região é rica em recursos humanos, recursos naturais e em potencialidades”, afirmou, apresentando em seguida os diversos cursos superiores mantidos pela Instituição.

 Com a realização do seminário e do congresso os organizadores vão conhecer o que as empresas buscam, do que elas precisam e com que tipo de profissionais devem contar. “Devemos saber o que as organizações querem para ver se estamos no caminho certo”, comentou. Em seguida, o coordenador Rodolfo Abud Cabrera apresentou a programação dos dois eventos, ressaltando que um dos pontos centrais das palestras e debates serão as perspectivas do setor de bioenergia no mundo, no Brasil e na região de Araçatuba.

 Vários empresários presentes apresentaram sugestões para serem adotadas pela comissão organizadora, que serão incorporadas aos eventos.

 Segundo Antonio Cesar Salibe, presidente executivo da União dos Produtores de Bioenergia do Oeste Paulista (UDOP), a região está experimentando um crescimento vertiginoso em investimentos na produção de energia. “Empresários americanos, franceses e de outros países já estão aplicando recursos financeiros no Oeste do Estado com vistas a um mercado altamente promissor que se descortina para o setor”, relatou.

 Para o representante da UDOP, a macroregião que reúne o sul de Mato Grosso, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, norte do Paraná e região oeste do Estado de São Paulo será o grande pólo do país na área de geração de fontes energéticas.

 Ao finalizar o encontro, o Pe. Luigi Favero citou que “o que importa na vida são os horizontes, em que se busca progressos e avanços”. Para ele, quando os horizontes desaparecem o desânimo toma conta das pessoas.

O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, ao lado de empresários locais e da região participantes da reunião