O Diretor Geral do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, Pe. Luigi Favero, e o Vice-Diretor, Prof. André Luís Ornellas, retornaram neste sábado da Guatemala. Naquele país eles representaram a Instituição no Encontro das Universidades Salesianas, que reuniu 125 enviados de 25 Universidades presentes em diversos países da América Latina e da Europa. Participaram, também, representantes salesianos da Índia, além de enviados da UNESCO.

 O encontro foi aberto na segunda-feira, dia 10, com uma Missa celebrada pelo Cardeal Salesiano de Honduras, Oscar Rodriguez Maradiaga.

 O evento teve por objetivo discutir questões relacionadas aos recursos humanos e à identidade das Universidades Salesianas, com o propósito de estabelecer um maior intercâmbio entre todas as Instituições Universitárias Salesianas.

 O Pe. Luigi Favero destacou que o encontro foi muito proveitoso e alegre.

 GUATEMALA – A Guatemala, que tem uma extensão territorial de 108.890 km2 e faz divisa ao norte com o México e ao sul com Honduras e El Salvador, conta hoje com uma população de 14 milhões de habitantes. Localiza-se a 1.500 metros de altitude, com um clima sempre primaveril. O país é o 62º colocado entre as nações mais populosas do mundo e a predominância religiosa é católica. A moeda oficial é o Quetzal e a língua o espanhol.

Até 1821 a Guatemala foi uma colônia da Espanha. Durante a segunda metade do século 20 experimentou uma variedade de governos civis e militares, bem como uma guerra civil que durou 36 anos. Em 1996, o governo assinou um acordo de paz terminando formalmente com um conflito que levou à morte de mais de cem mil pessoas e tinha criado um milhão de refugiados.

Pe. Luigi Favero, na Guatemala, ao lado de representantes das Universidades Salesianas da América Latina, Europa e Índia

Cardeal Salesiano de Honduras, Oscar Rodriguez Maradiaga, que celebrou a missa de abertura do congresso, ao lado do Pe. Luigi Favero