O coordenador de esportes do UniSALESIANO, Prof. Ricardo Soares de Almeida, e os alunos William Suda, do curso de Engenharia da Computação, e Daniel Sapatini, de Fisioterapia, assistiram no último dia 13, em Maringá, no Paraná, ao evento Desafio Internacional Brasil X Japão.

As disputas ocorreram no Ginásio Chico Neto, daquela cidade, e tiveram início às 9 horas, envolvendo lutas das equipes B e A, com as equipes representadas pelas categorias por peso.

Na primeira delas, a seleção B do Japão venceu o Brasil por 3 a 1. A conquista brasileira se deu através de Tiago Camilo, integrante da Seleção Brasileira de Judô e vice-campeão olímpico em Sidney.

Na disputa entre as seleções de nível A, o Brasil obteve pela primeira vez em sua história uma vitória sobre a equipe do Japão, com placar de 4 a 3. A decisão final coube ao medalhista olímpico Carlos Honorato.

William Suda queria ver de perto os atletas japoneses bi-campeões mundiais por equipe e observar a seleção brasileira pela primeira vez em sua história obtendo o título de campeã sobre um dos países mais bem preparados do mundo nessa modalidade de esporte. “Foi muito gratificante analisar o trabalho das seleções, pois o Japão detém o título de melhor equipe no gênero e o Brasil vem crescendo e se aprimorando bastante nessa modalidade”, comentou.

Por sua vez, Daniel Sapatini lembrou que esta foi uma oportunidade única, ou seja, a de presenciar atletas de nível olímpico, medalhistas e campeões mundiais. “Nós devemos nos espelhar no esforço e dedicação desses atletas, o que significa um caminho a ser seguido por todos nós que praticamos esse tipo de esporte”, disse ele.

O coordenador de esportes Ricardo Soares de Almeida destacou que comparecer àquele evento foi a realização de um sonho acalentado desde quando era criança, pois pôde ver a seleção japonesa e rever amigos dentro da equipe brasileira representando com competência o nosso país, como foi o caso de Tiago Camilo, de quem é amigo há mais 15 anos.

Ricardo, que há 20 anos prática o judô, lembrou que essa foi a primeira vez que presenciou uma competição de nível internacional, com atletas de tão alto gabarito.

“Considerando que a equipe japonesa é o berço do judô, onde tudo começou e na qual hoje todos se espelham, e ver a equipe brasileira vencer a melhor equipe do mundo atualmente é algo inesquecível”, confessou. Ele informou, também, que entre junho e julho o UniSALESIANO de Araçatuba receberá a visita do atleta Tiago Camilo que virá conhecer o novo Campus e os vários projetos esportivos mantidos pela Instituição, entre eles o Amor Solidário e a equipe universitária de atividades esportivas.

O convite foi feito em Maringá durante o evento, que Tiago aceitou de imediato, confirmando sua presença em Araçatuba.