A direção do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de araçatuba realizou neste sábado, 11, reunião pedagógica e de programação. O objetivo era orientar os docentes de áreas e cursos mantidos pela Instituição sobre o calendário acadêmico de 2006 e a transferência de alguns cursos para o novo Campus, que está sendo construído na Rodovia Senador Teotônio Vilela, na estrada que liga Araçatuba a Birigüi.

O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, abriu o encontro com orações e comentários sobre um trecho do Evangelho sobre o sal da Terra que ele relacionou com o teor da reunião. Utilizando de maneira figurada partes do texto sagrado, ele falava da imprtância das pessoas “serem o sal que dá gosto às coisas”, pois a palavra significa sabedoria.

Dirigindo-se aos participantes disse que os professores estavam sendo chamados para serem “o sal dos Salesianos”, para fazerem a diferença enquanto educadores. “O professor deve ser motivo de alegria dentro de uma sala de aula, aquela pessoa em quem os alunos confiam e sentem que aprendem com ele”, disse o Diretor.

O Pe. Luigi lembrou do então cardeal Joseph Ratzinger, hoje o Papa Bento XVI, que é uma pessoa muito sábia, que falas coisas inteligentes e que transmite os grandes princípios da vida.

A seguir, citando outro ponto do Evangelho, falou sobre a luz. “A luz coloca em evidência a beleza das coisas e vocês, coordenadores e professores devem ser uma luz especial para os acadêmicos em todos os sentidos, porque eles buscam o sentido da vida em seus exemplos e em suas orientações”, disse.

Mencionando que “educar é transmitir valores”, o Pe. Luigi destacou que todos os educadores têm uma contribuição a dar, que todos estão aqui para ajudar os semelhantes. Comentou, também, a importância da observância às normas, pincípios, tradição e disciplina para que os trabalhos se desenvolvam de maneira tranqüila e ordeira.

Referindo-se a um artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo pelo escritor Carlos Heitor Cony, membro do Conselho Editorial daquele órgão de imprensa, falou sobre “o professor ideal, que é aquele que tem compromisso com a educação e uma pessoa que sabe contar histórias, que participa de reuniões, que se dedica à aprendizagem, que trabalha em equipe, que é aberto ao novo e que sabe verdadeiramente gerenciar a sala de aula”.

Por sua vez, o Vice-Diretor do UniSALESIANO, Prof. André Luís Ornellas, transmitiu orientações aos participantes do encontro, abordando questões relacionadas a estagiários, à empresa júnior, à freqüência dos alunos e aos trabalhos acadêmicos previstos pra este ano.

…Depois de terminada a reunião, todos os presentes foram convidados para ir conhecer o espaço do novo Campus, onde foi servido um café da manhã.