O Araçatuba Shopping foi palco nesta terça-feira, pela manhã, de uma ação simulada de incêndio. A atividade foi realizada pelo Corpo de Bombeiros de Araçatuba e contou com a participação de outros órgãos ligados à questão, como a Polícia Militar, o Tiro de Guerra e a Defesa Civil.

Um dos objetivos do evento era permitir que as representações oficiais promovessem um trabalho mais coordenado e integrado entre si, pois todas atuam simultaneamente quando há acidentes desse tipo. Por outro lado, as autoridades queriam treinar estudantes de escolas da cidade para que também eles ficassem melhor preparados para enfrentar incidentes como o simulado de incêndio.

O Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO foi representado por alunos do curso de Enfermagem e contou com a supervisão de Cláudia Cyrillo, coordenadora da área.

Entre 8h e 11h, os participantes aprenderam como combater incêndio e fazer contenção de risco, isolamento e divisão de áreas, fazer triagem, localização e priorização de vítimas, orientar equipe de remoção e como acionar o Corpo de Bombeiros.

Um dos pontos mais marcantes da atividade foi o da prestação de primeiros socorros a possíveis vítimas, com a utilização de macas, chamados a ambulâncias e unidades móveis de saúde.

Estavam presentes no Araçatuba Shopping o Cel. Francisco Antonio Basílio, Secretário Municipal de Segurança e o Tte. Márcio Sunao Fujikura, Comandante do Corpo de Bombeiros de Araçatuba. Também se encontravam no local o Tte. Milton Zacarias, dos bombeiros, e o Dr. Arnaldo dos Santos Vieira, presidente do Hospital Santana.

Ao final do evento, o Tte. Zacarias falou aos presentes sobre a importância do tema. Ele defendeu a inclusão de treinamentos constantes de simulados de incêndio em cursos como o de Enfermagem e propôs que as escolas enviem estagiários ao Corpo de Bombeiros com freqüência para receberem os ensinamentos necessários.

Policiais bombeiros, agentes da Defesa Civil e alunos do UniSALESIANO trabalham integrados durante simulado de incêndio