Sessenta alunos do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba se movimentaram nesta sexta-feira por vários lugares da cidade com o objetivo de desenvolver uma campanha de prevenção da hipertensão. Seis equipes foram destacadas para atender a população e prestar orientações sobre os cuidados que se deve ter em relação ao assunto.

Os pontos escolhidos para o trabalho foram o Supermercado Passarelli, o Múlti-Shop, as Lojas Riachelo, a Coopbanc, a Estação Rodoviária e o Terminal Central Urbano de ônibus.

A Profª Marcelle Barros, uma das docentes que acompanharam os trabalhos, destaca que a realização de campanhas de verificação da pressão arterial é muito importante porque a hipertensão é uma enfermidade que está sendo considerada um grave problema de saúde pública mundial. “Na maioria das vezes a doença não apresenta sintomas físicos aparentes, fazendo com que aumente a quantidade de pessoas acometidas deste mal e isso traz graves complicações quando não é controlada”, afirma.

Ela entende que o profissional de Enfermagem deve estar atento aos principais problemas de saúde que estão atingindo a população. “O enfermeiro é capaz de desenvolver ações específicas sobre o assunto que possam prevenir e informar as pessoas sobre estes males.

Dessa forma ele vai contribuir para com a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, pois este é sempre um dos objetivos do seu trabalho mesmo que esteja atuando indiretamente”, argumenta.

Marcelle lembra o curso de Enfermagem da UniSALESIANO procura promover estes valores junto aos seus acadêmicos desde o início de sua formação, fazendo-o de diferentes formas. “As campanhas são uma das maneiras pelas quais a Instituição desenvolve o ensino, sensibilizando o aluno e colocando-o diretamente em contato com a comunidade”, conclui.

A coordenadora do curso, Profª Cláudia Cyrillo Pereira, explicou que em outubro é comemorado entre os profissionais da saúde o mês da hipertensão. “Esse trabalho já vem sendo realizado em vários postos de Saúde do município, mas nesta sexta-feira, por ser o Dia do Funcionário Público, resolvemos distribuir nossos alunos por locais importantes da cidade, onde há grande fluxo de pessoas, para prestar o atendimento”, declarou.

Segundo o Ministério da Saúde as doenças cardiovasculares provocadas pela hipertensão são consideradas a primeira causa de mortes no Brasil e a terceira em internações.