Um grupo de alunos do curso de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, produziu um vídeo que chama a atenção para a segurança no trânsito, com o objetivo de disseminar a ideia de ajudar a diminuir as estatísticas que envolvem acidentes nas pistas. A proposta e a repercussão foram de tal importância que se transformaram em tema de matéria jornalística, publicada pela Folha da Região, em sua edição do dia 1º de dezembro.

O professor Maikon Malaquias, docente do curso, ministra aulas para acadêmicos do 2º ano na disciplina chamada Mídias Digitais. Como tarefa periódica, ele propõe para os alunos o desenvolvimento de um vídeo viral para avaliação e conclusão da atividade educacional no semestre. O trabalho é atribuído para grupos de 5 alunos, cada qual com um tema específico que é determinado pela docência. O tema deste ano foi segurança, e sobre o assunto surgiram vários trabalhos, alguns abordando a segurança doméstica, outros tratando de segurança na vida sexual, etc.

O grupo formado pelos alunos Felipe Saab (Bilac), Pedro Ivo Citro (Birigui), Simone Borges (Guararapes), Iara Gomes (Penápolis) e Gabriela Rossini (Araçatuba) optou por destacar a segurança no trânsito. Por meio de um vídeo intitulado Abraço de Mãe, os estudantes mostram a importância de os filhos ouvirem os conselhos de suas mães e utilizarem o cinto de segurança. A campanha foi pensada inteiramente para a internet, a fim de provocar o interesse e o compartilhamento do vídeo entre alunos e interessados no assunto.

O professor Maikon comentou que a disciplina Mídias Digitais visa a destacar a importância das redes sociais e do uso da internet na divulgação de qualquer assunto, seja ele a difusão de marcas de produtos ou ações. “As matérias trazem dados sobre como a forma de se comunicar se transformou nos últimos 10 anos e criam desafios para os acadêmicos para que eles exerçam na prática os ensinamentos da disciplina”, concluiu.

Até este sábado, dia 7 de dezembro, o vídeo já tinha mais de 925 visualizações e a página no Facebook havia sido curtida por 379 internautas.