O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubainiciou nesta terça-feira, dia 3, às 7h30, a 2ª Univet – Semana Acadêmica de Medicina Veterinária. A abertura solene do evento, que aconteceu na Igreja Universitária, foi presidida pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que estava acompanhado do coordenador do curso, Rafael Silva Cipriano, e de um colegiado de professores.

Em sua saudação aos presentes, o Pe. Luigi destacou que o primeiro prédio da Veterinária já estava pronto e que agora serão iniciadas as obras da ampliação do conjunto. Comentou as fábulas de Esopo, poeta grego que viveu há 2.700 anos, nas quais os atores são os animais, com suas qualidades, seus defeitos, suas brigas e seus desafetos, simbolizando tudo isso nos homens.

Citou, também, a fábula do lobo e do cordeiro, que nos ensina que os motivos para brigar sempre existem ou sempre podem ser inventados, mas que “na verdade o caminho do bem é aquele da paz e da harmonia”. Ao finalizar, parabenizou a coordenadora e os professores pela organização do evento e desejou a todos uma boa semana.

A palestra que abriu oficialmente a 2ª Univet, sobre o tema Animais exóticos e selvagens na clínica de animais de companhia, foi proferida pelo médico veterinárioJosé Antônio Marciano, com graduação e mestrado pela Unesp. O evento prossegue nesta quarta-feira, dia 4, quando haverá duas novas palestras: às 8 horas, Nutrição e manejo nutricional de equinos, a cargo de Thiago Natal Centini, graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Franca – Unifran; e às 9 horas, Abordagem do equino com abdome agudo, a ser apresentada por Rodrigo Rolim Duarte, graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Na quinta-feira, dia 5, Analy Ramos Mendes e Wagner Luís Ferreira ministram, respectivamente, as palestras Aspectos gerais e imunopatológicos da Leishmaniose Visceral Canina; e Vacinas e vacinações.

Na sexta-feira, dia do encerramento, haverá também duas palestras. Murilo Henrique Quintiliano destacará, às 8 horas, o tema Manejo racional e produtividade de bovinos de corte – o bem-estar na fazenda; e Cláudio Alessandro Massamitsu Sakamoto, falará sobre Helmintoses gastrintestinais de ruminantes: importância e controle.