Acadêmicos do Curso de Química do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveram, no dia 15 de maio de 2013, uma visita técnica à empresa MK Química do Brasil, em Três Lagoas – MS. A empresa, cuja matriz se localiza na cidade de Portão, no Rio Grande do Sul, está instalada há 9 anos na cidade matogrossense, onde atua na produção de insumos para a indústria do couro, exportando seus produtos para os cinco continentes. A MK, cuja administração é familiar, prima pelo aproveitamento total de seus resíduos, recebendo prêmios de sustentabilidade e responsabilidade social graças a estes cuidados.
Os alunos foram recebidos e acompanhados pelo gerente de produção, Any Antonio Dresch, e pelo supervisor de produção e químico, Rafael Batista dos Santos. Após uma breve apresentação da empresa feita em seu auditório, os alunos foram divididos em dois grupos, os quais visitaram todas as áreas da fábrica, como a recepção, o espaço para carga e descarga de produtos químicos e os setores de produção de sulfato de cromo líquido e de insumos sólidos. Por último, observaram o funcionamento da estação de tratamento de efluentes.
A MK Química sempre foi, desde a sua origem, fortemente orientada para o oferecimento de serviços apropriados para as mais diversas demandas do mercado industrial. Surgindo inicialmente como fornecedora de insumos químicos para a indústria de curtumes, a empresa depois expandiu suas atividades para outras áreas industriais, atendendo hoje nos setores têxtil, sucroalcooleiro, calçados, móveis e de artefatos. Entre os seus principais objetivos estão os de desenvolver soluções eficientes, ecológicas e econômicas para os seus clientes.
O gerente local, cuja experiência na área remonta há 27 anos, encerrou a visita agradecendo o interesse dos acadêmicos no assunto e deixando uma mensagem a todos os presentes: “O bom profissional precisa ter três qualidades: comprometimento, atitude e habilidade. Este é o segredo do sucesso”.
Os professores André Rowe, coordenador do curso de Química, e Diego Augusto Bitencourt, acompanharam os alunos durante toda a viagem.