Acadêmicos do 5º termo do curso de Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO de Araçatuba realizaram no dia 3 de maio, no período noturno, uma visita técnica à Produtora MVP. A atividade foi desenvolvida com a supervisão dos professores Maikon Malaquias e Lilian Sousa, que acompanharam os alunos. O grupo foi recepcionado pelo produtor e sócio-proprietário da empresa, Jonathan Magalhães, que mostrou a infraestrutura da produtora, em especial as ilhas de edições e o estúdio, quando falou sobre padrões de filmagens, rotina de produção e a aplicação de um trabalho alinhado com o segmento de agências de publicidade.
Jonathan mostrou aos acadêmicos visitantes exemplos de trabalhos feitos pela produtora, um deles estrelado pela famosa cozinheira gastronômica Maria Palmirinha. Ele explicou que para desenvolver aquele trabalho a equipe de Araçatuba precisou se deslocar até a cidade de São Paulo, tornando assim possível a gravação do comercial. Falou, também, sobre o mercado de trabalho e a dificuldade que as empresas do setor têm para conseguir bons profissionais para a área de produção audiovisual, lembrando que existe espaço e mercado para estudantes que queiram investir neste campo de trabalho. “Para tanto, dedicação e vontade de aprender são requisitos indispensáveis para a formação de um bom profissional”, destacou.
Jonathan comentou, ainda, que a curiosidade é um grande aliado dos interessados em Publicidade e Propaganda. “Comecem a observar nos filmes quem é o diretor, o responsável pela fotografia, quem compôs a trilha sonora e quais são os nomes que estão por trás destas produções e vocês conhecerão os traços de cada um dos grandes e bons exemplos do mercado, pois o cinema é o melhor exemplo a ser seguido”, disse ele.
O professor Maikon Malaquias, docente do curso, que ministra neste semestre para os acadêmicos do 5º Termo de Publicidade e Propaganda a disciplina de Computação Gráfica na Publicidade, revelou que com esta visita ele pretendia mostrar aos seus alunos como se desenvolve a prática na produção de um comercial para a televisão ou voltado para internet. Segundo ele, tudo começa na maioria das vezes com uma ideia surgida dentro de uma agência de propaganda e que, depois, junto à produtora tem o seu desenvolvimento feito por etapas, por meio de um storyboard, utilizado para orçar e analisar a viabilização do comercial. Após a aprovação junto ao cliente é preparada a roteirização das etapas que vão compor o comercial e em seguida começa a produção, com a captura de imagens, a gravação de cenas, que podem ser feitas em estúdio ou em ambiente externo, e por fim a edição final.
Maikon lembrou que mesmo que um comercial dure apenas 30 segundos no ar, não se tem ideia de quão grande é a estrutura montada que está por trás de uma produção assim, com o envolvimento de profissionais que são divididos por diversos setores, entre câmeras, maquiador, diretor de fotografia e arte, atores, contra-regras, roteiristas, editores, responsáveis por outros setores e demais profissionais envolvidos. “Quando se coloca estudantes próximos dos profissionais os alunos têm uma dimensão exata do número de pessoas envolvidas e pode-se conhecer e observar na prática como se efetiva a materialização de uma ideia criativa”, concluiu.