O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubapromoveu nesta terça-feira, à noite, a Aula Magna dos cursos de Engenharias. O evento foi presidido pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que na oportunidade estava acompanhado dos coordenadores da área, os professores Nelson Hitoshy Takiy, Rossana Abud Cabrera Rosa e Maria Aparecida Teixeira, e de um colegiado de docentes.

Compareceram, também, à Aula Magna o assessor de gabinete da Prefeitura Municipal, Tadami Kawata, no ato representando o prefeito Cido Sério; a presidente e o vice-presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste – AEAN, respectivamente Gisele Bracale e Constantino Alexandre Vourlis; e Avelino Rocha, diretor do Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos de Araçatuba, CREA.

Ao fazer a abertura solene do evento e percebendo que a Igreja estava completamente lotada, o Pe. Luigi disse que ver aquele cenário do altar representava uma visão muito bonita. Destacou, também, que os alunos dos cursos de Engenharias têm agora um colega e representante muito importante, que é o atual Papa Francisco, eleito recentemente, que antes de fazer Filosofia e Teologia cursou Engenharia Elétrica. Comentou, ainda, que em contatos com alunos disse ter ouvido que “hoje as Engenharias são com o UniSALESIANO, ou seja, parece que todo mundo quer estudar na Instituição. Isso é uma alegria e uma grande responsabilidade, por parte da Direção, professores e alunos, para manter e consolidar esta fama”, destacou.

A Aula Magna, apresentada pelo engenheiro elétrico Valdir Veloni, abordou o tema Novas tecnologias como ferramenta para o profissional de engenharia. Ele é graduado em Engenharia Elétrica nas modalidades Eletrônica e Eletrotécnica pela Fundação Educacional de Barretos e pós-Graduado MBA em Gestão Estratégica de Negócios – Lato Sensu, pela Fundação Getúlio Vargas. Trabalha há 27 anos no segmento de automação de processo e geração de energia para o setor industrial sucroenergético.

Veloni é também professor do curso de Pós-Graduação em Automação de Processos Industriais da Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto e palestrante convidado para simpósios e congressos nacionais e internacionais realizados em Cuba, Estados Unidos, México e Espanha. Atualmente ele é gerente de Desenvolvimento de Negócios no Segmento de Açúcar, Etanol e Bioeletricidade na ABB do Brasil e também gerente regional do escritório da mesma Unidade em Ribeirão Preto.

Na parte da manhã, o palestrante fez também, na sala do Tribunal do Júri, uma apresentação para os acadêmicos que estudam no período matutino. Em ambas as oportunidades ele enalteceu a profissão do engenheiro e destacou que se trata de um curso muito difícil, principalmente por conta das disciplinas fundamentais que envolvem álgebra, geometria, cálculos, matemática, física e química, entre outros aprendizados. Lembrou que quando são tratados os conteúdos matemáticos há uma tendência para ocorrer desistências, uma vez que os alunos podem vir do ensino médio com algumas deficiências no ensino.

Falou sobre as divergências entre as gerações que competem no mercado de trabalho, mas que os futuros engenheiros devem assimilar o conhecimento dos mais experientes para o seu próprio progresso profissional. “O que temos presenciado é a falta de paciência dos novatos, o que os impede de alcançar bons empregos nas grandes empresas nacionais e multinacionais, uma vez que estas empresas valorizam bastante a questão da interação interpessoal”, comentou.

Veloni destacou, ainda, que a tecnologia vem avançando a cada dia de forma mais rápida e abrangente, descobrindo sempre novos campos de estudo. Ao finalizar, lembrou que no mundo atual o sucesso de todos os empreendimentos é resultante da integração e interação entre todas as áreas das engenharias.