O dia 8 de março de 2013, dedicado mundialmente à mulher, registrou duas marcantes participações de professores, orientadores e alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba. A primeira delas, desenvolvida por meio do Projeto Amigos da Coluna, aconteceu na sede da Ordem dos Advogados de Araçatuba – OAB, entre 13 e 17 horas, quando foram realizadas atividades de orientação postural e massagem quick para aproximadamente 60 mulheres pertencentes aos quadros daquela instituição. Na oportunidade, também foram distribuídos panfletos com orientações sobre o tema.

O objetivo do evento era conscientizar as participantes sobre a importância da prevenção contra os problemas abordados e de combatê-los mediante práticas de relaxamento obtido por meio da massagem Quick. Os trabalhos foram desenvolvidos pela coordenadora do curso de Fisioterapia, Carla Komatsu Machado, pela coordenadora clínica, professora Graziele Cristina Gelmi Simões, a docente do curso, Simone Galbiati Terçariol, e o orientador de estágio, Fernando Henrique Alves Benedito.

CINESIOTERAPIA LABORAL NO INSS – A segunda participação de equipes do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO de Araçatuba aconteceu no mesmo dia, na sede do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS. Na oportunidade, foi desenvolvida palestra e cinesioterapia laboral, em evento também comemorativo ao Dia Internacional da Mulher.

Os trabalhos contaram com a participação de colaboradores de vários setores daquela repartição pública. O orientador de Estágios Supervisionados em Fisioterapia do UniSALESIANO, Fernando Henrique Alves Benedito, aplicou a cinesioterapia enquanto falava sobre os benefícios desta atividade em vários sistemas do organismo. Os exercícios foram acompanhados pelas alunas estagiárias do curso de Fisioterapia, Ana Carla Rodrigues Druzian e Tatiane Veronese.

As atividades foram divididas em duas partes, sendo a primeira com a participação de colaboradores do sexo masculino e a segunda apenas para as mulheres. Nesta última etapa foram abordados temas como estabilização (fortalecimento) do assoalho pélvico e as complicações regionais do sedentarismo crônico, além de explicações sobre a realização de exercícios específicos e de orientação postural.

Esta ação profissional, que foi autorizada pela coordenadora do curso, Carla Komatsu Machado, contou com a supervisão e acompanhamento da professora Simone Galbiati Terçariol.