O Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, por meio de sua coordenadora, Carla Komatsu Machado, e a coordenadora clínica, Graziele Gelmi Simões, está promovendo trabalhos de estágio em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital da Mulher de Araçatuba. O aluno realiza atendimento em enfermaria voltado para a saúde da mulher.
O estagiário aprende a lidar de forma fisioterapêutica com situações que vão desde o preparo para o parto, puerpério e aborto até o acompanhamento de parto do tipo normal e procedimentos cirúrgicos como parto do tipo cesárea, curetagem e laqueadura.
Durante o atendimento os acadêmicos são supervisionados pela professora da disciplina, Cíntia Sabino Lavorato Mendonça, tendo como orientadora Vanessa Penha Basqueroto, que se encontram durante todo o tempo à disposição para sanar eventuais dúvidas.
A professora Carla Komatsu Machado explicou que “a vivência clínica em instituição pública mostra aos alunos a real dimensão e importância da equipe de saúde e seu papel dentro dela, proporcionando às pacientes o melhor atendimento”.
EXPOSIÇÃO DE ESTÁGIO – Em outro evento da área, o Dr. Carlyle Marinho Junior, que ministra aulas na disciplina de Fundamentos e História da Fisioterapia para os alunos do 1º termo diurno e noturno do curso mantido pelo centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, desenvolveu nos dias 12 e 13 de março palestra sobre o tema Exposição da área de estágio supervisionado hospitalar com demonstração prática de ventilação não invasiva – CPAP.
Carlyle é orientador dos Estágios Supervisionados e ex-aluno do UniSALESIANO, formado em Fisioterapia e especialista em Fisioterapia Hospitalar. Durante sua exposição, ele mostrou a importância do profissional de Fisioterapia dentro de um hospital, onde sua atuação é ampla em áreas diversas como a pneumologia, cardiologia, neurologia, neonatologia, pediatria e outras. Carlyle também falou do funcionamento dos estágios supervisionados, discorrendo sobre a rotina destas tarefas em um hospital.
Na oportunidade, os alunos puderam conhecer os fundamentos da conduta terapêutica adotada na ventilação não invasiva, chamada de CPAP. Foram exibidas várias fotos e alguns alunos vivenciaram na prática exercícios com a utilização do equipamento em questão.
Os trabalhos de organização do evento foram desenvolvidos pela coordenadora do curso, Carla Komatsu Machado, e pela professora Graziele Cristina Gelmi Simões.