Os alunos do curso de Farmácia do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba experimentaram mais uma vez a oportunidade de vivenciar a prática da assistência farmacêutica junto à população. Em trabalho conjunto feito com o Conselho Regional de Farmácia (CRF), eles participaram do evento Farmacêutico da Praça, que fez parte da programação da Semana de Assistência Farmacêutica (SAF), desenvolvido periodicamente em todas as seccionais do órgão no Estado de São Paulo.
No evento, realizado no final do ano passado, na praça central de Guararapes, acadêmicos do UniSALESIANO, sob a supervisão de farmacêuticos formados e membros do CRF, fizeram o cadastramento, aferição de pressão e teste de glicemia capilar para mais de 300 pessoas que se interessaram pelo serviço gratuito oferecido naquele momento. Os trabalhos do Farmacêutico na Praça resultaram em um grande sucesso quanto à procura de atendimento por parte da população local, sendo esta edição a maior realizada até presentemente pelo CRF, que anteriormente já havia sido desenvolvida também em Penápolis e Araçatuba.
Na oportunidade, os estudantes puderam praticar mais suas habilidades na prestação dos serviços farmacêuticos oferecidos e tiveram, também, a chance de aprender com os profissionais presentes sobre como executar uma atenção farmacêutica de qualidade. Eles correlacionaram os valores obtidos nos testes realizados com os dados dos pacientes, descritos nas fichas de cadastramento, fazendo, assim, a interligação entre as condições alimentares, idade, uso de medicamentos, peso e parâmetros verificados, orientando os pacientes quanto ao melhor uso das medicações.
Ao desenvolverem este trabalho, na forma como os supervisores orientaram, os alunos reuniam condições para apresentar sugestões de encaminhamentos a médicos especialistas, tiravam dúvidas ou simplesmente ouviam os pacientes, seus problemas e angústias pessoais.
Para a professora Ana Carolina Lima Frade Gomes, coordenadora do curso de Farmácia do UniSALESIANO, a experiência serviu para transmitir aos alunos a importância do profissional farmacêutico servindo como fator de ligação entre o diagnóstico e o tratamento do paciente, mostrando como a adesão ao tratamento e o uso racional dos medicamentos, aliados à observação e prática diária de hábitos saudáveis, podem trazer uma melhor qualidade de vida para as pessoas.