Evento da UniUDOP e Embrapa reúne mais de mil profissionais do setor
Começou nesta quarta-feira, pela manhã, no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, o tradicional Congresso Nacional de Bioenergia. O evento, que chega à sua quinta edição e prosseguirá até esta quinta-feira, é uma realização da UniUDOP e da Embrapa, com promoção da UDOP e Stab – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil e apoio institucional da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), Safras e Mercados e UniSALESIANO. A presente edição reúne mais de mil profissionais, entre congressistas, palestrantes e moderadores.
“Esse congresso vem propiciar o que há de mais rico no setor da bioenergia: o protagonismo, o desenvolvimento e a disseminação do conhecimento e da tecnologia”, destacou o presidente da UDOP, Celso Junqueira Franco. Ele considera que esta é uma oportunidade para os técnicos e para os profissionais do setor discutam, em um momento de crise, as necessidades de redução de custos para manter a competitividade do setor.
O presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe, ressaltou que os congressistas presentes estão conhecendo novas tecnologias apresentadas pelos palestrantes e participando de um networking que favorece a todos. “Esta parceria firmada entre a UDOP e o UniSALESIANO é muito importante para o sucesso do evento, pois as instalações da Instituição são excelentes e perfeitamente adequadas para o desenvolvimento do nosso trabalho”, disse.
O deputado federal Antonio Duarte Nogueira Jr., do PSDB-SP, também esteve presente ao congresso, ministrando nesta quarta-feira, à tarde, uma importante palestra. “O evento vai ao encontro dos cinco grandes desafios que o Brasil e o mundo enfrentarão nas próximas décadas, que são: prover energia, garantir alimentos, preservar a água, utilizar adequadamente os recursos naturais e reduzir a pobreza”, destacou. Para ele, o conjunto de exposições e trabalhos que estão sendo apresentados cria este ambiente, ajudando a formular um planejamento e fixando as metas para atender a estes desafios.
Segundo a UDOP, a novidade deste ano é uma Exposição Técnica formada por empresas apoiadoras e demais parceiros, com o objetivo de expor tecnologias e serviços voltados para o setor. No evento, os congressistas podem participar de dez salas temáticas nas áreas agrícola, industrial, administrativo-financeira, comunicação, tecnologia da informação, mercado, sustentabilidade, saúde e segurança do trabalho, recursos humanos, comercialização e logística. Além disso, haverá uma sala especial para apresentação de temas relacionados à Embrapa, uma das apoiadoras do evento.
O deputado federal Duarte Nogueira (PSDB-SP), apesentou palestra sobre meio ambiente e preservação dos recursos naturais