Acadêmicos e professores do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, que participaram dos trabalhos da 1ª. Semana de Cultura e Cidadania, realizada entre 13 e 15 de setembro, vão agora promover uma nova ação decorrente dos objetivos do evento: fazer a entrega de ração para os cães do Centro de Controle de Zoonoses do município de Araçatuba. O produto foi obtido por meio de doações feitas por patrocinadores como a Distribuidora São José de Rações Animais, a Amigão Rações e a Farmina Nutrição Animal.

A equipe do curso, que trabalhou na Semana de Cultura e Cidadania, informou que 27 animais, entre cães e gatos, foram adotados por visitantes. Além disso, os adotantes e demais pessoas recebiam um kit com amostras de rações, acompanhadas de um impresso informativo sobre a posse responsável de animais.

A doação ao Centro de Controle de Zoonoses será feita nesta quarta-feira, dia 26, às 11 horas, quando os acadêmicos sairão do UniSALESIANO em direção àquele órgão. Na oportunidade, serão entregues cinco sacos de amostras grátis.

Durante a realização da 1ª. Semana de Cultura e Cidadania, o curso de Medicina Veterinária contou com a colaboração da ONG Clube Amigo dos Animais e com a participação direta de alunos e professores. O gesto de doação será realizado porque os alunos, por sua vez, obtiveram o produto também durante a realização da 1ª. Semana Cultural de Medicina Veterinária, em quantidades que permitem que agora ele seja destinado a quem necessita, como é o caso dos cães abandonados nas ruas de Araçatuba, recolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses.

A coordenação do curso destacou que a ração a ser doada é de alta qualidade e como ela está empacotada em embalagens de  grátis pode ser também oferecida aos futuros proprietários de cães que vão ao CCZ adotar um animal de estimação. “Esses proprietários muitas vezes adotam os animais após o horário em que saem do serviço e em um momento em que o comércio já se encontra fechado, impossibilitando que os adotantes comprem o alimento para os novos amigos e companheiros”, comentou o professor Rafael Cipriano, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO e médico veterinário da Prefeitura Municipal de Araçatuba.

Ele também defende que é sempre importante colocar os alunos em contato com esses animais e a triste realidade do abandono a que eles são habitualmente submetidos, pois com isso é possível sensibilizar os futuros veterinários e formar um profissional mais humano, voltado não só para a questão técnica, mas também com base em valores solidários, o que resultará em um grande benefício para as sociedades do futuro.