A Comissão do Ministério da Educação e Cultura (MEC), que veio a Araçatuba nos dias 4 e 5 de junho para proceder à avaliação do Curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, deu sua aprovação ao programa, ato este também chamado de reconhecimento por parte daquela instituição.

A nota conferida ao curso foi 4, em uma numeração que vai de 1 a 5, ou seja, um conceito atribuído ao curso como sendo “muito bom”. No meio universitário, a nota 4, quando concedida a instituições particulares de ensino, é considerada como sendo de conceito máximo, uma vez que 5 é um conceito que tradicionalmente é conferido a universidades públicas.

Os professores Maria Regina Cândido, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e Merli Leal Silva, da Universidade Federal dos Pampas, do Rio Grande do Sul, foram os dois educadores indicados pelo MEC para fazer o trabalho de apreciação de documentação e demais dados.

A professora Merli afirmou que ficou muito impressionada com a harmonia e sintonia existentes entre acadêmicos e docentes. Um ponto relevante destacado por ela foi que em sua carreira de avaliadora do MEC nunca havia presenciado tanto entusiasmo por parte de alunos e professores. Ainda segundo a avaliadora, uma das frases que marcou sua visita foi a de um acadêmico consultado que disse: “Entrei no UniSALESIANO de um jeito e estou saindo totalmente mudado para melhor, para muito melhor”. Na oportunidade, ela respondeu ao aluno que “realmente vocês estão cumprindo o papel de uma Universidade”.

Os dois avaliadores comentaram com o Diretor Geral do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, o Vice-Diretor, Prof. Dr. André Luís Ornellas, e o coordenador da área, professor Fernando Sávio, que tiveram uma ótima impressão do curso, destacando que é um dos melhores que já passaram por sua avaliação. “A nota 4 que obtivemos é a maior entre as instituições educacionais particulares de todo o noroeste paulista”, comentou Sávio.

Informados sobre a nota atribuída pelo MEC, os acadêmicos do curso de Jornalismo comemoraram a notícia e reiteraram o acerto da decisão por terem escolhido o UniSALESIANO para a sua formação profissional em Curso Superior.

O UniSALESIANO de Araçatuba vai formar a primeira turma de Jornalismo no final deste ano de 2012.