Um grupo composto por 54 acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Engenharia de Bioprocessos do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba procederam no dia 14 de abril a uma visita técnica ao Campus da Universidade de São Paulo, USP – onde se concentram a Cidade Universitária, o Centro de Estudos do Genoma Humano, o Laboratório de Biotecnologia – ICB e POLI – as Engenharias da USP e o Instituto Butantan – e ao Zoológico de São Paulo.
Os alunos estavam acompanhados da coordenadora dos cursos, Dra. Rossana Abud Cabrera Rosa, e das professoras Juliane Cristina Trevizan Sanchez, Eliane Patrícia Cervelatti, Carolina Rúbio Vicentini e Natália Félix Negreiros.
A visita teve por objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer a tecnologia e desenvolvimento da ciência na área de biologia, biotecnologia e bioprocessos que a USP, juntamente com o Instituto Butantan, desenvolvem, utilizando tecnologia de ponta que apresenta grande projeção nacional e internacional. No zoológico a proposta era que os acadêmicos observassem os processos de ambientação e manutenção da fauna e da grande biodiversidade ali trabalhados, com a disposição de plantas e animais ambientados no local.
A coordenadora Dra. Rossana Abud Cabrera Rosa destacou que “a visita técnica é extremamente importante devido a diversos aspectos, entre eles pela chance de os acadêmicos poderem vivenciar uma área de trabalho na profissão que escolheram. Eles entram em contato com inovações tecnológicas que na Universidade lhes são apresentadas nas aulas e, assim, podem ver ´in loco´ como esse conhecimento é aplicado”.
Segundo Rossana, experiências como esta constituem uma oportunidade de integração e convivência entre os universitários, assim como entre eles e os professores. “É uma forma lúdica e atraente de ensinar que se torna uma ferramenta de grande valor, no sentido de construir o conhecimento e ainda provocar um grande estímulo para a continuidade dos estudos dos acadêmicos’, concluiu.