O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba procedeu à inauguração, na manhã e noite desta terça-feira, das novas instalações e equipamentos do laboratório dos cursos de Engenharias. Encontravam-se presentes o Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, o professor Nelson Hitoshi Takiy, coordenador dos cursos das Engenharias de Telecomunicações, Civil, Mecatrônica, Mecânica e Elétrica, professores e acadêmicos.
Na abertura da solenidade, ao discursar o Pe. Luigi disse que ficou encantado quando foi com os professores André Luís Ornellas e Nelson Hitoshi Takiy a São Paulo, em visita à empresa que comercializa os equipamentos utilizados no laboratório, presenciando no local uma exposição de impressionantes máquinas. A empresa, de elevado porte, possui uma filial na China e grande parte dos componentes que são utilizados para estes equipamentos no Brasil vem daquele país, os quais apresentam alta tecnologia de fabricação e qualidade.
O Pe. Luigi destacou que com estas conquistas o UniSALESIANO vem se transformando rapidamente em um grande polo tecnológico, oferecendo a seus acadêmicos recursos e tecnologias de última geração que asseguram uma sólida aprendizagem. “Os cursos de Engenharias do UniSALESIANO são referencia na região e a tendência é de crescimento continuo em número de alunos e qualidade e, por isso estamos investindo na construção de laboratórios e consequentemente na mecanização das oficinas”, afirmou. Informou também que um novo pátio para ampliar essas oficinas já está sendo construído e que dentro de uma semana as estruturas e cobertura deverão estar prontas.
Disse, ainda, que costuma acordar às 5 horas da madrugada e vem diariamente ao Campus para fazer caminhadas. “Quando chego, fico feliz porque vejo os primeiros ônibus chegando e parando em frente ao UniSALESIANO, trazendo alunos das Engenharias, muitos dos quais acordam às 4 horas da manhã para virem assistir às aulas”, comentou.
Em outro momento citou que “Deus fez o mundo, mas não o fez perfeito, e depois criou o homem e a mulher para que, com inteligência, construíssem as coisas. Assim, os engenheiros também são construtores do mundo”. Ao finalizar suas palavras, lembrou que as Engenharias de Telecomunicações e Mecatrônica são as mais antigas e já formaram um grande número de engenheiros. “Tenho recebido noticias de que muitos acadêmicos já formados estão atuando em todas as partes do Brasil e outro tanto também no exterior”, concluiu.
Convidado a falar na solenidade, o professor Giuliano Pierri Stefan ressaltou a importância de se ter à disposição mais de 15 gabinetes e painéis de comandos elétricos e eletrônicos, recursos que segundo ele dificilmente serão encontrados em laboratórios de outras universidades. Destacou que estes componentes são muito importantes para o desenvolvimento e pesquisa nas áreas relacionadas à eletricidade, eletrônica e eletrotécnica. Lembrou que está no UniSALESIANO desde meados de 2003 e que ao longo do tempo tem presenciado o empenho da coordenação, professores e direção geral para suprir os cursos de Engenharias com os laboratórios que disponham dos melhores equipamentos possíveis. “Com esses equipamentos os alunos de todas as áreas das Engenharias poderão também trabalhar a questão da automação, sistemas mecânicos, componentes elétricos e eletrônicos”, concluiu.
Por sua vez, o professor Odilon Caldeira, em discurso comentou que as máquinas providenciadas pelo UniSALESIANO vão possibilitar a realização das aulas práticas de diversas disciplinas das Engenharias. “Trata-se de uma importante aquisição, a qual criará oportunidades para que os alunos desenvolvam seus trabalhos com maior agilidade e com grande precisão, pois estarão operando com equipamentos de ultima geração neste segmento”, afirmou.