Os professores Carla Komatsu Machado, coordenadora do curso de Fisioterapia, e Jeferson da Silva Machado, membro do Comitê de Ética em Pesquisa em Humanos do UniSALESIANO de Araçatuba, participaram no dia 5 de março do 1º Encontro de Comitês de Ética realizado no Teatro Universitário da USP, em Bauru. Na oportunidade foram realizadas conferências e palestras sobre bioética e pesquisa em seres humanos
A coordenadora do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), professora Dra. Gysélle Saddi Tannous, enfatizou a importância do evento para a discussão de condutas e diretrizes quanto à execução de pesquisa no Brasil. Segundo ela, até alguns anos atrás existiam apenas 42 comitês de ética em todo o país e que atualmente este número chega a 653 unidades.
Ressaltou que o Brasil, que já reúne boas condições para fazer pesquisa, é visto no exterior como um país bastante desenvolvido em algumas áreas, como no caso da saúde. Ela destacou que o Conep desenvolve muitos trabalhos na América Latina e que para este ano estão previstos cursos e oficinas de capacitação de membros do Comitê de Ética em Pesquisa também no Brasil. Entre os convidados que participaram do encontro em Bauru se encontrava o professor Dr. William Saad Hossne, que organizou a elaboração das resoluções sobre ética na pesquisa e foi o coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – Conep, até 2007.
Importantes palestras também foram apresentadas. O professor Dr. Dalton Luís de Palma Ramos, membro titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, colaborador do núcleo Fé e Cultura da PUC de São Paulo e membro da Pontifícia Academia Pró Vita, ligada ao Vaticano, desenvolveu o tema O Papel do Comitê de Ética em Pesquisa. O professor Dr. Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra Unesco de Bioética, membro do Conselho Científico da Sociedade Internacional de Bioética e secretário Executivo da Rede Latino-Americana e do Caribe de Bioética da UNESCO, abordou A Ética na Pesquisa nos Países em Desenvolvimento: Desafios para o Futuro”. Por último, a professora Dra. Gysélle Saddi Tannous, coordenadora do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa – Conep e membro titular do Conselho Nacional de Saúde (CNS) proferiu palestra sobre o tema Consentimento Livre e Esclarecido como Instrumento de Exercício da Autonomia.