Em palestra, ele abordou o tema Educação Superior no Brasil

O professor Dr. Wolmir Therezio Amado, Reitor da Pontifícia Universidade Católica – PUC de Goiás, ministrou palestra no encerramento da Semana Pedagógica do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, no dia 4 de fevereiro, pela manhã. Na oportunidade ele destacou o tema Educação Superior no Brasil – Avanços, desafios e perspectivas.

Os trabalhos foram presididos pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, que na primeira parte do evento fez uma preleção religiosa.

Em sua apresentação, o professor Wolmir fez uma ampla exposição sobre matrizes e paradigmas das universidades na história, abordando tópicos como a formação geral desde a era medieval, passando pelas escolas modernas e pós-modernas até a universidade que ele classificou de informacional.

Em uma segunda parte da palestra ele enfocou mais diretamente as perspectivas e desafios das universidades brasileiras, analisando o reposicionamento do país na economia globalizada, a relação da educação com o esgotamento dos recursos naturais do planeta, a mutação na organização do mundo do trabalho, a transição de épocas e o pluralismo das Instituições de Ensino Superior no Brasil.

Por último, fez uma avaliação geral da Educação Superior destacando perfis institucionais, projetos pedagógicos institucionais e de cursos, educação a distância e continuada, políticas de ensino e de extensão, compromisso social, comunicação com a sociedade, política de pessoal, organização e gestão, infraestrutura física e recursos de apoio, planejamento e avaliação, política de atendimento a estudantes e sustentabilidade financeira.

O professor Wolmir Therezio Amado integra os quadros da PUC Goiás desde 1986. Foi nomeado Reitor da instituição em 2002, reconduzido ao cargo em 2006. Com o reconhecimento pontifício, em setembro de 2009, foi novamente nomeado Reitor para um mandato de quatro anos. É também Vice-Presidente do Conselho Superior da Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e Vice-Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

No sábado, ao final da palestra, o professor Dr. Wolmir Therezio Amado, Reitor da Pontifícia Universidade Católica – PUC de Goiás concedeu entrevista ao Departamento de Comunicação do UniSALESIANO de Araçatuba. Ao falar sobre as impressões que teve ao conhecer o UniSALESIANO ele disse que antes de viajar para Araçatuba procurou por informações sobre a Instituição. “Tudo correspondeu às minhas expectativas, tanto pela rapidez com que se estruturou este magnífico Centro Universitário quanto pela preocupação com a qualidade do que aqui se pratica quanto às questões pedagógicas, de pessoal, de trabalho e de projeção para o futuro”.

Ele se referiu, também, à lembrança que tem da educação salesiana, pois quando era jovem estudou na Instituição, em Campo Grande. “Lembro-me com saudade da grande experiência que ali vivenciei e trago na memória a importância que os professores representaram para mim e para a minha formação”, comentou, ao destacar que teve o privilégio de estudar com padres de grande erudição, espiritualidade e de compromisso com a educação, os quais trabalhavam sempre no mais elevado nível cultural, citando, inclusive, o nome de vários dos mestres que o ajudaram no ensino.

Ao referir-se à Educação Superior no Brasil disse que o setor está em franca expansão. “As instituições de ensino superior estão se consolidando, pois enfrentam e vencem desafios de paradigmas e trabalham com indicadores de avaliação e parâmetros de qualidade”, citou. Ele também diz reconhecer como fascinante a interrogação profunda que se faz sobre como praticar o diálogo com as diversas gerações, o que também classificou como sendo um grande, estimulante e permanente desafio.

Durante o tempo em que estudou em Campo Grande, o professor Wolmir foi aluno do Pe. Luigi Favero, Diretor do UniSALESIANO de Araçatuba. Ao falar sobre o antigo mestre destacou que “ele era um jovem professor que tinha muita iniciativa, era bastante inteligente e comunicativo, ousado já para aquele tempo e sempre inquieto por conta da constante procura pela melhor forma de ensinar e transmitir conhecimentos”.

Disse, também, lembrar-se bem da participação do Pe. Luigi na televisão de Campo Grande, onde foi o primeiro a inaugurar e marcar a presença da Igreja naquele importante meio de divulgação, demonstrando ter uma grande capacidade de se comunicar diante das câmeras. Mencionou que atualmente eles têm a oportunidade de se encontrar nos fóruns maiores sobre educação realizados no Brasil e em outros países, sempre unidos pela causa do conhecimento.