Evento recebeu mais de 1.000 participantes
A UDOP – União dos Produtores de Bioenergia e a STAB – Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil receberam mais de 1.000 pessoas que se inscreveram para participar do 4º Congresso Nacional de Bioenergia, realizado nesta quarta e quinta-feira no Campus do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba.
Para se ter uma idéia da grandeza do evento – que cresce a cada ano, a ponto de às vezes encerrar as inscrições com muitas pessoas ficando de fora – é importante destacar números que impressionam. Juntos, os organizadores congregam 72 usinas, espalhadas por oito Estados do país. Durante os trabalhos de cada congresso apresentam-se cerca de 100 palestrantes, 50 congressistas e uma numerosa equipe de apoio.
Nesta quarta-feira o Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, recebeu o vice-presidente da UDOP, o empresário Luís Antonio Arakaki, que liderou o evento em Araçatuba, uma vez que o presidente da entidade, Celso Junqueira Torquato Filho, se encontrava em companhia do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em viagem por cidades do interior.
Arakaki explicou que as duas principais organizações que representam o setor de bioenergia no país são a UDOP – União dos Produtores de Bioenergia, e a UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar. “A primeira é voltada para a qualificação e atualização de mão-de-obra das áreas agrícolas e industriais, enquanto a segunda trabalha mais com o lado político, nas ações de relacionamento com instituições governamentais e de representação do Brasil no exterior”, comentou o vice-presidente.
O Pe. Luigi falou sobre a parceria firmada entre o UniSALESIANO e a UDOP, por meio da qual vários programas de Pós-Graduação já vêm sendo realizados, e que este acordo pode se estender também para os cursos de graduação, proporcionando uma integração ainda maior entre as duas instituições.
Ele informou, também, que em 26 anos de existência a UDOP já qualificou mais de 90 mil pessoas do setor e que só em 2011 foram 10 mil outros participantes preparados em programas, congressos, cursos presenciais ou desenvolvidos a distância. “Neste 4º Congresso, tivemos de suspender as inscrições quando o número de interessados começou a passar rapidamente dos 1.000 participantes, vindos de oito Estados brasileiros”, destacou.
Por último, Luís Antonio Arakaki informou que atualmente o site da UDOP é o mais acessado do mundo no setor de bioenergia.