O curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Jogos Digitais do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou nesta sexta-feira, dia 9, a Aula Magna que abre oficialmente o calendário escolar da área. O evento foi aberto pelo professor Dr. André Luís Ornellas, que estava acompanhado da coordenadora dos cursos, Maria Teixeira, e de professores.
Ele destacou a importância das aulas inaugurais e disse que a tecnologia é a área que domina o mundo na atualidade, lembrando também que a palestrante do dia foi aluna do UniSALESIANO e agora retornava para passar sua experiência profissional aos atuais acadêmicos. “No futuro vocês poderão estar apresentando palestras aqui”, disse, dirigindo-se aos estudantes. O professor André comentou que o curso de Tecnologia da Informação é diferente, proporcionando uma formação rápida, em apenas três anos, em que os alunos saem com enormes condições de competividade no mercado. “Tanto é assim que Tecnologia da Informação é o curso do UniSALESIANO que mais recebe procura para estágios, o que faz com que haja, também, um maior número de diplomados trabalhando”, concluiu.
A palestrante convidada foi a analista de sistemas Marcela Felipe Coutinho Visquete, gerente de estratégia e inovação da empresa Assessor Público. Ela conta com formação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo UniSALESIANO de Araçatuba, concluída em 2003. Possui, ainda, cursos nas áreas de Gerenciamento de Projetos e Certificação (Project Management Professional – PMP), Profissional de Gerência de Projetos, Gerenciamento Eletrônico de Documentos e Gestão de Pessoas.
Marcela Coutinho desempenhou vários papéis dentro da área, como suporte técnico, desenvolvedora de sistemas utilizando as tecnologias IDE Delphi, Genexus, Java e Bancos de Dados Firebird e Postgree, além de analista de sistemas, gerente de projetos e de TI e diretora de tecnologia. No seu atual trabalho como gerente da Área de Estratégia e Inovação do Grupo Assessor Público ela tem como atividades principais a coordenação de pesquisa e desenvolvimento (P&D), alianças estratégicas, escritório de projetos e novos produtos.
Em sua palestra ela destacou que o mercado de Tecnologia da Informação está muito aquecido e que só neste ano cerca de 90 mil vagas para a área devem deixar de ser preenchidas, pois há um grande déficit de profissionais do setor. “Houve um aumento significativo da demanda por profissionais e diminuiu a oferta de pessoas qualificadas”, comentou. Marcela destacou que quando se considera o aquecimento do mercado interno aliado à demanda de profissionais para atender aos projetos de exportação de software e serviços, o número de vagas que serão abertas até 2020 chegará a 750 mil, sendo 450 mil para o mercado interno e 300 mil para cumprir a meta de US$ 20 bilhões em vendas externas.
Ao encerrar a sua palestra, Marcela falou de suas lembranças como aluna do UniSALESIANO, salientando a experiência obtida e o apoio dos professores. Concluiu sua apresentação afirmando que a qualidade de sua formação foi fundamental para o sucesso profissional por ela alcançado