Palestrante comentou que prisões do Brasil abrigam mais de 30 mil detentas

O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubarealizou nesta quinta-feira, dia 8, à noite, a Aula Magna do Curso de Serviço Social, implantado em 2011 pela Instituição. O ato foi presidido pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral, que fez uma homenagem a todas as mulheres presentes pela passagem naquela data do Dia Internacional da Mulher.

Estavam presentes, também, a coordenadora, Cláudia Lopes Ferreira, e professores que ministram aulas no curso. Ao falar para os alunos, Cláudia destacou a importância da data para o setor de Serviço Social, como momento de reflexão sobre as condições das mulheres brasileiras e a luta pelos direitos numa sociedade ainda muito racista e com fortes discriminações também em relação às questões que envolvem o sexo feminino. Enumerou alguns avanços conquistados ao longo dos últimos anos e décadas pelas mulheres.

Logo depois, Arana Cellis, assistente social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA), abordou o tema Saúde da Mulher. Ela iniciou sua apresentação conceituando a palavra gênero como sendo a construção histórica dos papéis de homens e mulheres nas suas relações sociais e não apenas uma questão biológica, de diferença de sexos. Comentou a situação das mulheres que se encontram atualmente nas prisões do Brasil, cujos números apontam mais de 30 mil detentas que cumprem penas em regime fechado e que vivem em condições sub-humanas.

Arana Cellis apresentou, também, informações quanto aos cuidados com a saúde prestados às presidiárias, citando principalmente casos que envolvem a maternidade. Segundo ela, a maioria das unidades prisionais não tem espaço adequado para o atendimento de mulheres gestantes e muito menos ainda para receber um bebê após o parto. “Assim, é possível avaliar a importância do trabalho da área de Serviço Social e de seus profissionais no contexto das prisões”, disse.