O curso de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Católico Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou nesta quinta-feira, dia 8, a Aula Magna que abre oficialmente o calendário escolar da área. O evento foi aberto pelo professor Dr. André Luís Ornellas, que estava acompanhado do coordenador dos cursos, Fernando Sávio, e de professores.
Ele destacou a importância das aulas inaugurais e disse que o mundo da comunicação é vital na atualidade, pois se transformou em um meio que pode até salvar vidas e evitar guerras.
O professor Fernando Sávio fez uma saudação especial a todas as mulheres presentes pela passagem do Dia Internacional da Mulher, mencionando uma reportagem do jornal espanhol El País , que tinha como tema o fato de as mulheres latino-americanas estarem hoje entre as mais poderosas do mundo e ao mesmo tempo continuando a ser as mais maltratadas.
A palestrante da noite foi a professora Maria Cristina Gobbi, vice-coordenadora em exercício do programa de Pós-Graduação da Unesp de Bauru. Ela falou sobre o tema Geração Z, exibindo diversos vídeos durante a apresentação. No final, houve um debate sobre o assunto.
A Dra. Maria Cristina Gobbi concluiu o Pós-Doutorado em 2008 no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP e o Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, em 2002. Ela é coordenadora dos Grupos de Pesquisa sobre o Pensamento Comunicacional Latino-Americano e Comunicação Digital e Interfaces Culturais na América Latina do CNPq, foi diretora suplente da Cátedra Unesco de Comunicação entre 1998 e 2010 e é editora assistente da Asociación Latinoamericana de Investigadores de La Comunicacion – ALAIC.
Duas emissoras de televisão de Araçatuba – a Rede Record e o SBT- fizeram reportagens sobre a aula inaugural dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do UniSALESIANO, entrevistando alunos, o coordenador Fernando Sávio e a palestrante Maria Cristina Gobbi. Os próprios acadêmicos do curso de Jornalismo se encarregaram de fazer a assessoria de imprensa do evento, tendo conseguido importantes espaços na imprensa local, com publicação de matérias em jornais e em sites de notícias, além das duas reportagens na TV