Palestrante fala dos muitos campos de trabalho que a área oferece
O Centro Universitário Católico Salesiano auxilium – UniSALESIANO de Araçatubapromoveu na manhã desta sexta-feira, no Auditório 37, a primeira Aula Magna do curso de Veterinária, iniciado neste ano na Instituição. O evento foi presidido pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral, que estava acompanhado da professora Sheila Cardoso Ribeiro, que no ato representava o coordenador do curso, o professor Rafael Silva Cipriano, que se encontra nos Estados Unidos em viagem de estudos.
Após saudar os acadêmicos e destacar que o início do curso de Veterinária representava um momento muito importante para o UniSALESIANO, o Pe. Luigi falou de São Brás, o padroeiro dos veterinários. O santo ficou famoso ao tirar sem instrumento um espinho na garganta de uma criança, daí ter se tornado conhecido, também, como o protetor das doenças da garganta. Mencionou que muitos consideram São Francisco como padroeiro dos veterinários, mas lembrou que este santo se notabilizou pela vida de pobreza e proteção aos animais. São Brás foi bispo de Sebaste, na Armênia, e morreu em 316.
A palestra da Aula Magna de Veterinária foi proferida pelo professor Guilherme de Paula Nogueira, que abordou o tema Mercado de trabalho e campo de atuação para o médico veterinário. Ele é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuRJ0 e doutor em Reprodução Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (VRA-FMVZ), da Universidade de São Paulo (USP).
Ele é, também, professor da Unesp de Araçatuba e publicou vários artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Possui capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior e orientou teses de doutorado e dissertações de mestrado, além de ter desenvolvido este mesmo trabalho com alunos de iniciação científica nas áreas de Medicina Veterinária e Fisiologia.
Guilherme foi coordenador do Conselho de Curso de Graduação em Medicina Veterinária de 2004-2008, atualmente coordena projetos de pesquisa e é responsável pelo Laboratório de Endocrinologia Animal que quantifica hormônios protéicos em plasma de animais domésticos. Ele também vem realizando pesquisas com ênfase em Fisiologia da Reprodução, centradas nos conhecimentos sobre a puberdade de novilhas nelore.
Em sua apresentação, o Dr. Guilherme de Paula Nogueira disse que o campo da Veterinária é muito vasto, não se restringindo apenas ao atendimento clínico prestado aos animais. “O acadêmico formado no curso pode promover pesquisas, ministrar aulas, participar de concursos públicos, atuar na área de epidemiologia e controle de zoonoses e trabalhar no setor da agro-indústria, além de outras muitas possibilidades”, disse ele, parabenizando os alunos pela escolha do curso.