Palestrante é um dos mais conceituados advogados trabalhistas de Araçatuba e Região
O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubapromoveu nesta quarta-feira, à noite, a Aula Magna do curso de Direito. O evento foi presidido pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, que estava acompanhado do professor Helton Laurindo Simoceli, coordenador do Curso de Direito, e de um colegiado de professores. Ele saudou os acadêmicos e desejou a todos um bom ano escolar.Enalteceu a figura de Habib Nadra Ghaname, que faria a palestra da noite, lembrando que o advogado quando jovem estudou na Missão Salesiana.
A seguir, o Pe. Luigi discorreu sobre a vida do padre fransciscano, Ivo Hélory de Kermartin, que também se tornou conhecido como Ivo de Tréguier ou Santo Ivo, nascido em 17 de outubro de 1253, em Tréguier, na Bretanha, França, e falecido no dia19 de maio de 1303, em Louanne, também naquele país. Ele é um santo católico e padroeiro dos advogados.
Santo Ivo demonstrou em Paris o quanto conhecia nos estudos de Filosofia, Teologia e Direito. Por isso, ao voltar à sua terra natal aceitou o incumbência de atuar como juiz do Tribunal Eclesiástico. Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador, desfazia as inimizades e conquistava o respeito até mesmo daqueles que perdiam as causas. A defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de advogado dos pobres, reconhecimento que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote e ao construir um hospital, onde cuidava de doentes.
O Dia dos Advogados é comemorado em 19 de maio, data da morte do padroeiro, em 1303.
A Aula Magna do Curso de Direito foi proferida por Habib Nadra Ghaname, um dos mais conceituados causídicos de Araçatuba e Região. Ele é advogado trabalhista, professor de Direito do Trabalho no Centro Universitário UniToledo e colaborador semanal do Jornal Folha da Região, onde assina importantes artigos sobre questões trabalhistas. Ele abordou o temaDireito do Trabalho – O advogado trabalhista na atuação preventiva.
Durante sua apresentação, Habib comentou casos e situações em que empresas poderiam ter se antecipado e previsto problemas trabalhistas que, por não terem tido a atenção e o acompanhamento necessários, resultaram em graves e demoradas ações na Justiça. Para ele, os advogados que atuam nossetores jurídicos de organizações empresariais devem trabalhar sempre de forma preventiva, ou seja, buscando evitar ocorrências que redundem em desgastantes ações judiciais