O Pe. Luigi Favero e o professor André Luís Ornellas, respectivamente Diretor Geral e Vice-Diretor do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, e o coordenador de área, professor Nelson Hitoshi Takiy, viajaram para São Paulo na quarta-feira, dia 14, para proceder à aquisição de novos equipamentos para os laboratórios dos cursos de Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia Civil.
A decisão faz parte da política de investimentos regulares da Instituição, seguindo o plano de implementação e inovação do parque de equipamentos de seus laboratórios e oficinas. As compras desta vez recaíram sobre tornos mecânicos e automáticos, freza e retífica.
O torno é utilizado para usinar peças através do corte com uma ferramenta mais dura, normalmente de aço. Este procedimento é feito com a ferramenta de corte parada, com a peça em rotação sobre o próprio eixo. Os tornos são mecânicos e automáticos, do tipo CNC, e programáveis, ou seja, através da programação por códigos inseridos no sistema a máquina pode executar toda a tarefa rapidamente e com qualidade e precisão superiores às do processo manual.
Os tornos adquiridos para as oficinas dos cursos de engenharias do UniSALESIANO possuem tamanhos variados, para que possam ser desenvolvidos trabalhos práticos com peças grandes, médias e pequenas. Os tornos de padrão médio e pequeno estão dispostos em bancadas próprias, sendo que o de grande porte ficará estacionado em uma área específica.
A fresadora, por sua vez, é uma máquina de movimento contínuo, destinada à usinagem de materiais. Segundo o linguajar técnico, esta máquina executa a remoção de “cavacos” por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa. O equipamento adquirido pelo UniSALESIANO é totalmente automatizado e além disso possui a praticidade de permitir a execução de trabalhos com as peças nos planos horizontal e vertical.
Serão executados, também, trabalhos em mandrilhamento, ou seja, o alargamento de furos, em que uma ferramenta similar à broca, porém com múltiplos gumes, remove material de um orifício e aumenta o seu diâmetro, ao mesmo tempo em que lhe confere um alto grau de acabamento.
O professor Nelson Hitoshi Takiy destacou que os equipamentos e ferramentas, que se somarão aos já existentes nos laboratórios das engenharias, serão amplamente utilizados para o desenvolvimento de trabalhos práticos de oficinas, onde os acadêmicos serão treinados para sua programação e operação e também para desenvolver peças com a máxima precisão para os projetos e trabalhos de diversas disciplinas dentro do currículo dos cursos.